Tatuí­ teve ano esportivo ‘agitado’, sustenta Miguel Lopes Cardoso





O calendário esportivo de Tatuí em 2015 foi cheio. De janeiro a dezembro, aconteceram eventos de diversas categorias, com destaque para alguns de relevância estadual, como a final regional do Campeonato Estadual de Futebol e o Campeonato Paulista de Motocross.

No futebol, esporte mais popular no Brasil, os atletas mais novos chamaram a atenção. A Prefeitura organizou, neste ano, a terceira edição da Copa Craque do Futuro, competição que reuniu cerca de 1.300 atletas, de 54 equipes, nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

O campeonato começou em abril e teve até um “superevento” de abertura, com direito a participação do ex-goleiro Sérgio, que jogou em times como Palmeiras e Santos. A copa seguiu até dezembro e recebeu, além dos times locais, equipes de cidades vizinhas, como Itapetininga, Pereiras, Itapeva e outras.

Durante a realização da Copa Craque do Futuro, todos os garotos eram observados pelos técnicos das seleções de cada categoria da cidade, para disputarem o Campeonato Estadual de Futebol.

As equipes foram formadas e, já na fase sub-regional, a seleção sub-17 acabou eliminada. Um pouco adiante, na fase regional, foi a vez do time sub-15 ficar fora do torneio.

Em compensação, as equipes sub-11 e sub-13 foram campeãs da fase regional, que teve a final disputada em Tatuí. Com isso, os dois times seguiram a Dracena, no começo de dezembro, para disputar o Campeonato Estadual, com outros 20 times. As duas foram eliminadas depois de, em três jogos, não conseguirem passar da fase grupos.

O secretário municipal dos Esportes, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso, creditou o bom desempenho de Tatuí na competição, principalmente, à criação da Copa Craque do Futuro.

Para ele, a noção de competição que eles desenvolveram a partir disso foi fundamental. “Como eles jogam em alto nível o ano todo, jogando contra equipes de fora, quando vão para o estadual, vão com outra bagagem. Então, a Copa Craque deu uma base muito grande pra eles”, argumentou.

O secretário também conta que muitos meninos que disputaram a Copa Craque do Futuro e, depois, o estadual de futebol, conseguiram vagas em categorias de base de grandes clubes. “Dos meninos que participaram da Copa, nas três edições, nós temos vários na Ponte Preta, no São Caetano, no Corinthians e em outros times”.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, 18 garotos que disputaram a Copa Craque do Futuro atualmente treinam em outros times do Estado.

Desses, um está na Ferroviária de Araraquara, dois na Ponte Preta, um no São Caetano, dois no Atlético de Sorocaba, um no Corinthians, dois no Desportivo Brasil, um no Água Santa, cinco no Guarani, um no Náutico de Marcílio Dias, um no Ituano e um no Palmeiras.

No futsal, as seleções masculinas e femininas da cidade disputaram a Copa Record e a Copa TV Tem, que teve a abertura no clube XI de Agosto, em Tatuí.

Ainda no futebol, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude também promoveu o 14o Campeonato Municipal de Futebol Varzeano.

Mas, não foi apenas o futebol que movimentou o ano esportivo em Tatuí. A cidade recebeu, em agosto, a segunda etapa do Campeonato Paulista de Motocross. Na ocasião, os pilotos Luis “Saron” Moraes e João Vitor Cardeli conquistaram boas colocações em diversas categorias.

O secretário Cardoso destaca que não foi apenas neste ano que a cidade recebeu eventos com chancela das federações dos respectivos esportes. “Em outros anos a gente já tinha recebido etapas do Paulista de Motocross. Em 2013, recebemos uma etapa do estadual de judô e, em 2014, recebemos jogos da fase de grupo da Copa São Paulo de Futebol Júnior”, lembrou.

Além disso, a Secretaria de Esportes também promoveu os eventos: Pedal Solidário, com mais de 300 ciclistas; o projeto Pedala Comigo; os Jogos Abertos de Tatuí; o passeio ciclístico de lançamento da Campanha do Agasalho; a 1a Corrida de Aniversário de Tatuí; o Jori (Jogos Regionais do Idoso); o Jai (Jogos Abertos do Idoso); a Copa Kazuo Suga de Judô; e, ainda, vai promover a 13a Corrida Rural Diniz Pollo, que acontecerá em 31 de dezembro.

A cidade também levou times de vôlei feminino para jogar a Liga Sorocabana de Vôlei, onde a equipe sub-15 terminou na quarta colocação e o sub-17 ficou com a quinta posição.

Cardoso enalteceu a estrutura criada para o esporte na cidade: “Hoje, nós temos uma estrutura, aqui na secretaria, que a gente consegue gerenciar tudo que acontece no esporte e ainda oferecer oportunidades para as crianças iniciarem a prática esportiva”.

Atualmente, o prédio da Secretaria de Esportes, inaugurado em 2014, oferece, aos jovens, aulas de diversas modalidades esportivas. “Nós temos uma sala de artes marciais, onde cerca de 150 crianças fazem judô. Na mesma sala, temos cerca de 60 alunos que fazem capoeira e mais 60 que praticam caratê”, enumerou.

“Também temos a sala de balé, que estamos finalizando. E temos uma academia para os atletas da cidade, em parceria com o Atlético de Sorocaba”, acrescentou Lopes.

O secretário acredita que o esporte é um dos jeitos mais eficientes de mudar vidas e, por isso, é tão importante o investimento nessa área. “Não é querendo puxar sardinha para o meu lado, mas tenho certeza de que o esporte é um dos melhores caminhos para melhorar a vida dos jovens”, finalizou.