Prefeitura aguarda 4 etapas para concluir segunda ponte

Obra no Junqueira está adiantada, informou secretário

1
1104
Empreiteira trabalha no reaterro de cabeceira de acesso à rua Maria Aparecida Santi (foto: Brunno Vogah)
Publicidade
Eletrofer
Della Nonna
Alessandra Bonilha, dra
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Prefeitura aguarda a conclusão de mais quatro etapas para entregar a ponte do Jardim Junqueira. O Executivo acompanha o processo de edificação do dispositivo – o segundo a ser concluído neste ano pela atual administração – a cargo da empresa CSC Engenharia e Construção Ltda., contratada em maio.

O secretário municipal das Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende, informou que os trabalhos estão adiantados em relação ao cronograma original.

Pelo contrato, a empreiteira teria até novembro para terminar a construção da ponte que liga a marginal do ribeirão do Manduca à rua Professora Maria Aparecida Santi.

No entanto, o prazo de 180 dias deve ser reduzido. “Já está quase concluída. A base está pronta, e já conseguimos fazer o aterro de um dos lados”, destacou Rezende. Conforme ele, a construtora trabalha, no momento, no reaterro da cabeceira do lado da rua que dá acesso à avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali.

O trabalho começou no dia 4 deste mês e acontece em paralelo às obras complementares. Elas incluem a contenção da erosão da rua Maria Aparecida Santi.

A obra, somente na ponte, está orçada em R$ 1.315.005,92, com contrapartida da Prefeitura, por meio de recursos próprios. Parte do dinheiro é proveniente de convênio firmado com o Ministério das Cidades, do governo federal.

Enquanto as equipes da empreiteira fazem o reaterro, funcionários da Secretaria de Obras trabalham na conclusão do sistema de contenção de erosão.

Publicidade
Damásio nivel medio
Bendita Filo

A Prefeitura optou por utilizar a tecnologia chamada de “bolsacreto”, que consiste na criação de um muro de cimento inserido em sacos plásticos.

A implantação das bolsas terminou na quarta-feira, 9, quando a Prefeitura iniciou a primeira das quatro últimas fases do projeto, a conclusão do sistema de drenagem de águas pluviais. O trabalho começou com a implantação de bocas de lobos na avenida Vice-Prefeito Nelson Fiuza, no Morro do Alto.

Os tubos instalados no trecho da via passam pela Maria Santi e terminam no ribeirão. Por eles, a água da chuva captada na parte superior do Jardim Tóquio e no Morro do Alto será levada até o Manduca, passando, ainda, por uma escada hidráulica. Este tipo de estrutura reduz a velocidade de escoamento, fazendo com que o volume de água não exceda a capacidade da tubulação.

A secretaria programou o início da conclusão da etapa de drenagem para esta quinta-feira, 10 (data de fechamento desta edição). O processo é realizado de forma independente da ponte e da contenção da erosão, segundo detalhou o titular da pasta.

Como a tubulação subterrânea já havia sido instalada, a Prefeitura aguardava apenas concluir o processo com as bolsas de concreto para instalar a parte final da drenagem. “Terminando isso, vamos colocar as guias, o asfalto na ponte e em toda a rua, para liberarmos para o povo”, contou o secretário.

Segundo Rezende, a construção do segundo dispositivo viário a ser entregue pela administração da prefeita Maria José Vieira de Camargo seguiu um processo mais rápido em função do projeto. A ponte do Jardim Junqueira não precisa de pré-laje, porque o piso será composto da laje que receberá a base e o asfalto.

De acordo com o secretário, a empreiteira teve de fazer o reaterro das duas cabeceiras por conta da altura da ponte. “Fizemos a passagem mais elevada que a existente anteriormente, por causa do projeto e para que não tenhamos mais nenhum tipo de dificuldades para acesso dos veículos”, comentou.

Juntamente com a ponte, a Prefeitura deverá inaugurar a revitalização da rua Maria Aparecida Santi. Neste mês, o espaço ganhou canteiro central para a divisão das pistas. A rua tem largura total de 6,5 metros e capacidade para abrigar, em cada uma das faixas de rolagem, dois veículos em paralelo.

A previsão é de que as entregas da ponte e das melhorias na rua aconteçam em setembro.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade
Coplaspel
EleService institucional
Thais Brito divulga

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.