Obras de Beethoven e Mozart marcam concerto de Sinfônica





Importantes sinfonias de dois dos mais destacados compositores da música clássica integram o repertório que a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta nesta terça-feira, 22. O concerto acontece no teatro “Procópio Ferreira”, sob regência de João Maurício Galindo. A atração tem início às 20h, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

De Ludwig van Beethoven será apresentada a famosa “Eróica” (Sinfonia no 3, op.55). A composição é, por vezes, citada como marco do fim da era clássica e início da música romântica, em quatro movimentos.

O compositor tinha, inicialmente, a ideia de dedicar a sinfonia a Napoleão Bonaparte. Mudou o nome da composição logo que Napoelão se proclamou imperador da França, em 1804, para “Sinfonia heroica composta para celebrar a memória de um grande homem”.

Porém, em 1821, quando da morte do imperador, Beethoven teria afirmado ter escrito a obra à Bonaparte e homenageado a morte dele com o segundo movimento da sinfonia (“Marcha Fúnebre”).

A obra é um marco na história da sinfonia clássica: duas vezes mais longa que as sinfonias de Haydn ou Mozart, tem uma abrangência emocional maior que os seus outros trabalhos e é frequentemente citada como o início do período romântico na música.

Outra obra a ser apresentada no concerto será a Sinfonia n. 9, de W. A. Mozart, composta em 1772, em Salzburg, na Áustria, em quatro movimentos.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí é integrada por monitores e alunos, sendo considerada um dos mais importantes grupos da instituição.