MHPS e Ponto MIS realizam oficina ‘Filme Pintado’ voltado a crianças

Há 20 vagas para público a partir de 8 anos de idade; inscrição é gratuita

706
Oficina será ministrada por Kaká, filme-designer, educador e programador (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Nesta quarta-feira, 22, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de cultura da prefeitura, abre as inscrições para a oficina “Filme Pintado”, realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Ponto MIS.

A oficina terá 20 vagas, com inscrições gratuitas, para crianças a partir de oito anos de idade, a ser ministrada na próxima quarta-feira, 29, entre as 14h e 18h, no auditório do MHPS, pelo filme-designer, educador e programador Kaká.

De acordo com o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna, durante a aula, os participantes realizarão um filme analógico “abstrato”, a partir de desenhos, pinturas, cortes e perfurações em uma película de filme de oito milímetros, com material projetado e sonorizado pelos próprios participantes.

“É diferente, interessante e uma formação moderna. As crianças vão desenhar e, por meio do desenho, produzir um filme que será projetado. É um trabalho que o ponto MIS está trazendo para Tatuí é uma arte muito curiosa”, destacou o diretor.

Conforme Vianna, o objetivo é mostrar novas técnicas de desenvolvimento por meio do desenho e das artes visuais. “A oficina está unindo o cinema, que é o foco principal do ponto MIS, com desenho para produzir animações de forma diferenciada”, ressaltou.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

Vianna lembra que as inscrições são limitadas, contudo, revelou que há possibilidade de abertura de novas vagas para uma lista de espera. “São 20 vagas, os primeiros inscritos garantem a participação; já os demais, ficam na lista de espera. Pode ser que sejam chamados, ou não”.

Ainda segundo o diretor, está é a segunda ação realizada neste ano em parceria com o Ponto MIS.  Na primeira, voltada à participação de adolescentes acima de 12 anos, o museu recebeu 38 inscrições, quase o dobro do número de vagas.

“São oficinas que atraem bastante a curiosidade, tanto dos pais, que querem levar os filhos, quanto de escolas, que querem levar os seus alunos para o MHPS”, enfatizou Vianna.

As inscrições começam nesta quarta-feira, 22, e vão até esgotarem as vagas ou até o dia do curso. Elas devem ser feitas pelos pais, ou por algum responsável pela criança, das 10h às 16h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, à praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo 3251-4969 ou pelo museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.

O oficineiro

Kaká é filme-designer, educador e programador, que teve filmes, videoinstalações e textos expostos em festivais, museus e galerias, como: Pantalla Global CCCB-Barcelona; Museo San Telmo – San Sebastián – Espanha; EAC (Espacio de Arte Contemporaneo), Montevideo-Uruguai; 13ª Bienal de Artes Mediales, (Temblor) Chile; Berwick Film & Media Festival, Reino Unido; Revista ArtContexto, Brasil; 19º Fest Curtas BH, Brasil; CantorGallery, Massachusetts, USA; VisArts – Frame & Frequency 3 – Rockville, USA; CCEG – Centro Cultural España-Guatemala; La Darsena – Argentina; Sala Nordeste – MinC, Recife; Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo; e Dobra Festival Internacional do Cinema Experimental e Cinemateca MAM, Rio de Janeiro; entre outros.

Coordenou o projeto “Fazer o Mundo Fazendo Vídeo” (2014-2016), patrocinado pela Petrobrás, e a ação formativa SSS – Irmã Menor do Sul (prêmio Public Air Space).

Como educador, ministrou cursos junto aos Guarani Mbyas (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super 8mm na Casa Ranzini; e Cinema Experimental e a Produção do Espaço no IAB-São Paulo, além da oficina “Filme Pintado” em programas educativos e festivais.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome