Grupo de música raiz do CDMCC é atração do ‘Música na Praça’

Repertório do grupo estará repleto de músicas que fazem parte do cancioneiro popular (foto: AI Prefeitura)

O projeto Música na Praça, ação cultural da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude junto ao Conservatório, apresenta neste sábado, 3, às 11h, na Praça da Matriz, o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Zeca Collares.

O repertório está repleto de músicas que fazem parte do cancioneiro popular, entre elas: “Amanheceu Peguei a Viola”, de Renato Teixeira; “Saudades da Minha Terra”, de Goiá; “Vaca Estrela e Boi Fubá”, de Patativa do Assaré; “Pingo D’água”, de Raul Torres e João Pacífico; “Chuá, Chuá”, de Pedro de Sá Pereira; “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; “Cabecinha no Ombro”, de Paulo Borges; “Prenda Minha”, de DP – Folclore Gaúcho; “O Mineiro e o Italiano”, de Teddy Vieira e Nelson Gomes; “Peixe Vivo”, de DP – Folclore Mineiro; “Baião de Quatro Toques”, de Zé Miguel Wiznik; e, ainda, no encerramento, “Céu de Santo Amaro”, de J. S. Bach/Flávio Venturini e Caetano Veloso.

O coordenador do Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí, Zeca Collares, é compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Ele iniciou o ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis, na região de Grão Mogol (MG), onde nasceu. Atualmente, soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs, lançados dentro do universo da viola caipira.