Escola recebe doutores em música dos Estados Unidos

Músicos de Minnesota realizam eventos no Conservatório

Músicos farão atividades com a banda regida por Sotelo (à esquerda)

A parceria entre o Conservatório de Tatuí e a Universidade de Minnesota, da cidade de Duluth, nos Estados Unidos, tem novo resultado neste mês de maio. Trata-se da Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica, que acontece entre os dias 15 e 20 de maio.

O evento contará com presença de cinco músicos professores da universidade norte-americana. Em Tatuí, eles realizarão uma serie de atividades e apresentações no Conservatório.

Os convidados são os cantores Rachel Inselman e Marcus McConico; os percussionistas Eugene Koshinsky e Tim Broscious; e o maestro Mark Whitlock.

“Será um minifestival de voz e percussão”, resumiu por meio de nota enviada à imprensa, Dario Sotelo, coordenador da semana especial e regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O corpo musical é o conjunto com o qual os norte-americanos se apresentarão no próximo sábado, dia 20.

Conhecido também pelo trabalho como compositor, Koshinsky é o autor de uma das obras que serão executadas pela Banda Sinfônica. Para a apresentação, no teatro “Procópio Ferreira”, os ingressos custarão R$ 12 (R$ 6 na meia-entrada).

Antes do concerto do sábado, Rachel, McConico, Koshinsky e Broscious estarão envolvidos em várias atividades didáticas ao longo da semana. As masterclasses de canto lírico e percussão sinfônica acontecem nos dias 15, 16, 17 e 19, sempre às 14h, no auditório da unidade 2. Segundo a assessoria, as atividades são restritas aos inscritos na Semana Especial, com prazo já encerrado.

“Serão atividades muito ricas, pois os participantes poderão se apresentar para os professores norte-americanos, recebendo a avaliação e orientações deles”, ressaltou Sotelo.

Além disso, no dia 18, quinta-feira, será realizado um recital especial com a participação dos cantores e percussionistas. O evento acontecerá no Procópio Ferreira, às 20h, com entrada gratuita.

Em nota, o coordenador da semana destacou a importância da parceria com a universidade. Sotelo lembrou que Giovane Briguente, ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí, cursa atualmente mestrado na instituição norte-americana.

“Já tivemos outras ações desta parceria. O maestro Mark Whitlock já esteve em Tatuí três vezes e a Rachel Inselman também já esteve por aqui. Contudo, é a primeira vez que realizamos um intercâmbio com tamanha amplitude, em que recebemos um grupo de músicos que são professores com doutorado”, afirmou.

Outra oportunidade de acompanhar os trabalhos da Semana Especial de Canto Lírico e Percussão Sinfônica, e de maneira gratuita, são os ensaios da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Eles acontecerão no teatro da instituição, à rua São Bento, 415, no centro, nos dias 15, 17 e 18 deste mês, das 8h30 às 12h.