Dia do Orgulho Geek ganha evento com disputas de games e robótica

“Steam Wars” acontece no clube XI de Agosto durante este sábado

723
Evento “nerd” pretende reunir várias culturas e diversas “tribos” (ilustração: Bruno Venâncio)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A Educrescere promove neste sábado, 25, das 9h às 18h, o “Steam Wars Festival do Brincar”. O evento acontece na Associação Atlética XI de Agosto, motivado pelo “Dia do Orgulho Geek” e pelo “Dia da Toalha” – em referência à série de ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”-, ambos celebrados por “nerds” nessa data, e, ainda, pela Semana Mundial do Brincar, que acontece de 25 de maio a 2 de junho.

De acordo com o professor Bruno Venâncio Lopes, um dos organizadores da atividade, “trata-se de um evento nerd com a proposta de reunir várias culturas e diversas tribos”.

Conforme a organização, “o ’Steam Wars Festival do Brincar’ vai do hip-hop ao erudito, da aquarela ao grafite, do xadrez ao ‘magic’, da robótica à dança de rua, do geek ao pop, do bebê ao idoso, todos juntos se divertindo no mesmo festival”.

“A proposta é de unir e não segregar ninguém, queremos juntar todos os povos”, afirmou Lopes.

Estão previstas oito estações para sediar atividades relacionadas a robótica e games, cosplays, jogos de tabuleiro, música, bem-estar, saúde, brincadeiras e arte de rua.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

A estação “BB-8/Lara Croft”, por exemplo, é palco das competições de robótica e videogames. No total, 12 equipes das escolas Educrescere, Marisol e Objetivo (unidades de Tatuí e de Cesário Lange) participarão do torneio de robótica.

Os confrontos de videogame acontecem no console PlayStation 4, com os jogos: “Fifa 19”, “Game of Thrones”, “Star Wars” e “Just Dance”. Segundo Lopes, no início do evento, ainda é possível se inscrever para as disputas virtuais.

As atividades do “Steam Wars Festival do Brincar” se estendem durante todo o dia. Porém, na hora do almoço, haverá food-trucks com lanches e hambúrgueres artesanais.

Conforme Lopes, a ideia do evento vem sendo discutida há bastante tempo. Segundo ele, no início do ano, a Educrescere se reuniu, internamente, para traçar os projetos para 2019.

O professor citou a realização do “TEDxTatuíED”, primeira conferência da plataforma TED (uma organização sem fins lucrativos), realizada em março, o 1º Fórum Municipal da Educação, em abril, e, agora, o “Steam Wars”.

“Todos esses eventos e futuros projetos possuem o viés da educação e da cultura”, apontou. Lopes antecipa boa expectativa para o evento, mas confessa que torce por um tempo agradável, sem chuva e, se possível, até com um pouco de frio, pois, além dos participantes da competição de cosplay, haverá personagens com armaduras medievais se digladiando.

“Convido a população para prestigiar este evento que é uma novidade na cidade. Espero todos que possam ‘colar’, se divertir, para que, no próximo ano, possamos dar continuidade a esse projeto”, declarou o professor.

A entrada para o “Steam Wars Festival do Brincar” é a doação de um livro em boas condições para leitura e que não seja didático. A Associação Atlética XI de Agosto é situada na rua Professor Oracy Gomes, 598, centro.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome