Basquete de Tatuí­ soma mais três desafios pelo 2º turno do Regional





O basquete tatuiano soma mais três desafios pelo segundo turno do Campeonato Regional da modalidade. Na competição, a cidade é representada pelas equipes das categorias sub-15, sub-17 e livre. Dessas, apenas duas têm jogos previstos. Eles acontecem neste fim de semana e no próximo.

Das três partidas, duas estão previstas para este domingo, 30, e a última para o dia 6 de novembro. Os confrontos deste fim de semana acontecem em Itapetininga. O da semana seguinte terá como palco a Associação Atlética XI de Agosto.

Na cidade vizinha, os tatuianos fazem partidas pela sub-17 e livre. Na primeira categoria, o quinteto local entrará em quadra a partir das 10h. Na ocasião, vai enfrentar os meninos de Itapetininga. O time local é formado por atletas do XI, da AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e Prefeitura.

Os itapetininganos também serão os adversários dos tatuianos na categoria livre. Essa segunda partida do dia tem início previsto para as 11h30 no Ginásio “Ayrton Senna da Silva”. Os dois jogos no local têm entrada franca.

Em novembro, o compromisso dos tatuianos acontecerá um pouco mais cedo. O quinteto local entra em quadra às 9h30 para enfrentar o M. K. Basquetebol de Mairinque. A partida de número 125 encerra a participação dos tatuianos no segundo turno, conforme tabela divulgada pela LDP (Liga Desportiva Paulista).

A entidade é organizadora da competição e mantém em seu site (www.ligadp.com.br) classificação de todas as categorias em disputa. No total, o campeonato reúne equipes em seis grupos. Elas se enfrentam pela categoria +35 anos, livre, sub-12, sub-13, sub-15 e sub-17.

Na livre, Tatuí disputa contra outras oito equipes. A equipe local ocupa a segunda posição do ranking, com 24 pontos conquistados em 13 jogos. Do total de partidas, o combinado agostino venceu 11, sofrendo apenas duas derrotas. O primeiro lugar é ocupado pelo MK, de Mairinque, que acumula 25 pontos.

A categoria é disputada, ainda, pelo Pró-Esporte; Campo Limpo; Prefeitura de Itapetininga; Seme, Avaré, AABA e Centro Avareense; Magos, de São Roque; Prefeitura de Tietê; e pelo combinado formado pela Prefeitura de Itaberá e Sharks Basketball Clube. Essas equipes ocupam do 3º ao 9º lugar, respectivamente.

Na sub-15, os tatuianos estão perto da lanterna. A equipe local possui 13 pontos, obtidos em dez jogos, dos quais três resultaram em vitória e dez em derrotas. O time tem saldo negativo de pontos de menos 77, ocupando o 5º lugar.

A liderança da categoria pertence ao RBS e CCS, de Sorocaba, com 19 pontos. O time sorocabano venceu nove jogos e perdeu somente um, acumulando saldo positivo de 276 pontos. O segundo lugar é ocupado pela LSB (Liga Sorocabana de Basquete), com 17 pontos; e, o terceiro, pela Prefeitura de Tietê. Essa última equipe disputou dez partidas e soma total de 15 pontos.

O quarto lugar da categoria pertence ao combinado formado pela Prefeitura de Piedade e Roosters, com 14 pontos também em dez partidas. A última posição do ranking geral é ocupada pela Prefeitura de Salto, que tem 12 pontos no total.

A briga pela sub-17 está “um pouco desfavorável” para os tatuianos. O selecionado local aparece na sexta posição do ranking geral da categoria. O time tem 17 pontos em 13 jogos metade a menos que o primeiro colocado, a equipe da Seme, Avaré, AABA e Centro Avareense. Os líderes contabilizam 26 pontos.

Com o mesmo total, a LSB (Liga Sorocabana de Basquete) ocupa o segundo lugar. O time sorocabano só apresenta diferença no saldo em relação ao líder. O terceiro lugar pertence ao Promesp, de Arujá, que tem 23 pontos.

A Prefeitura de Salto aparece em quarto, tendo 18 pontos em 13 partidas. Na quinta posição está a Prefeitura de Itapetininga, com 17 pontos. Em último, com 2 pontos, aparece equipe da Prefeitura de Itaberá e Sharks Basketball Club.

Em seu nono ano, o Campeonato Regional de Basquete teve início em março deste ano. As competições seguem até dezembro, sendo compostas pelo torneio em si (com as seis categorias) e disputas específicas, como o Festival Sub-10.

De acordo com o regulamento da competição, na sub-15, as equipes iniciaram as disputas em chave única. Quatro delas serão classificadas para os playoffs. Nessa etapa, as equipes concorrem no “melhor de três”, classificando-se para a fase seguinte (a finalíssima) as que obtiveram duas vitórias.

A mesma regra é aplicada para definir os campeões das categorias sub-17 e livre. O ponto foi determinado em comum acordo pelos representantes das equipes e pela organização do evento em congresso técnico. A reunião aconteceu no dia 20 de fevereiro para definição dos detalhes do evento.