Acidentes de trânsito têm queda de 36,5% de um ano para outro





O número de ocorrências de acidente de trabalho nos primeiros meses de 2015 caiu 36,5% em comparação com o mesmo período de 2014. As informações foram divulgadas na quarta-feira, 24, pela assessoria de comunicação da Prefeitura.

A informação mescla dados do Cepat (Centro de Estatística e Prevenção de Acidentes de Trânsito), instituído neste ano, e do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes). De janeiro a maio de 2014, os órgãos computaram 156 ocorrências. Em 2015, esse número caiu para 99.

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura afirma que a redução representa os “primeiros resultados de reorganização do trânsito”.

Além de mudanças de mão de direção e proibição de estacionamento, o Executivo promoveu implantação de quatro radares. Os equipamentos foram instalados em outubro do ano passado, com objetivo de reduzir o número de acidentes.

Desde que começaram a operar, o Demutt já registrou a emissão de 3.000 multas, média de 430 por mês. O aparelho mais recente foi instalado na rua 11 de Agosto, na altura da Praça da Matriz. O equipamento entrou em operação no mês de abril e também emite multas por avanço de sinal.

Por meio de assessoria, o diretor do Demutt, Francisco Antonio de Souza Fernandes, Quincas, ressaltou “a importância de respeitar os limites de velocidade”.

“Os radares ajudaram muito na redução de acidentes, mas é importante a população também estar consciente e seguir corretamente as regras de trânsito. Com isso, teremos uma cidade cada vez mais segura para motoristas e pedestres. Estamos colocando a vida humana sempre em primeiro lugar”, disse.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que “o novo sistema permitirá segurança dupla”. Primeiro, porque “preserva a população dos bandidos”. Segundo, porque “também protege de motoristas imprudentes, que ultrapassam os limites de velocidade e colocam em risco a vida das pessoas”.

“Trata-se de um salto na qualidade de vida da nossa população. Os acidentes de trânsito, muitas vezes, acabam também fazendo com que muitas pessoas de bem percam suas vidas. É isso que queremos combater”, concluiu.