Mais
    Início Cultura Zizi Possi canta na abertura da 10ª Feira do Doce de Tatuí

    Zizi Possi canta na abertura da 10ª Feira do Doce de Tatuí

    Show da cantora inicia o Festival Capital da Música “Maestro Neves”

    Zizi Possi canta junto à Orquesta Sinfônica de Tatuí (Foto: Divulgação)
    Redação

    A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, divulgou durante a semana a programação do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, integrante da 10ª Feira do Doce de Tatuí.

    No show de abertura, dia 5 de julho, a cantora Zizi Possi fará participação com a Orquestra Sinfônica de Tatuí (OST), da Associação Semear.

    A artista se consolidou como cantora popular em 1978, por meio de sucessos como: “Pedaço de Mim”, que gravou a convite de Chico Buarque; “Nunca”; “Meu Amigo, Meu Herói”, “Asa Morena”, “Caminhos de Sol”, “O Amor Vem Pra Cada Um” (versão de “The Love Come to Everyone”, de George Harrison), e “A Paz”, entre outros.

    Entre os álbuns de maior sucesso, estão “Per Amore”, “Passione” e “Mais Simples”, gravado em Oslo (Noruega) e até hoje considerado o disco de som perfeito para os “puristas”. Em 1991, Zizi lançou “Sobre Todas as Coisas”, que introduziu o acústico e o violoncelo na MPB e lhe rendeu prêmios importantes no Brasil e na Europa.

    Já a “Valsa Brasileira” garantiu-lhe o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), como melhor cantora da MPB e melhor álbum. “Puro Prazer”, de 1999, só com voz e piano, foi indicado a três categorias no Grammy: melhor cantora, melhor álbum e melhor música, com “Meu Erro”, de Herbert Vianna.

    Em 2017, Zizi se apresentou no espetáculo “À Flor da Pele”, um monólogo musical, no qual conta como foram os difíceis e transformadores momentos vividos durante a depressão.

    No ano seguinte, lançou a canção “Amanhece” e, em 2021, a música de Paulinho da Viola “Sinal Fechado”. São mais de 45 anos de carreira e 19 CDs, quatro DVDs, um EP, com quatro gêneros musicais conhecidos como “mornas”, junto a Zeca Baleiro, e dois singles, sendo “Amanhece” e “Sinal Fechado” (lançado em maio de 2021).

    Programação

    Na sexta-feira, 5 de julho, às 11h, acontece a apresentação dos alunos do Projeto Guri de Tatuí. Às 13h, apresenta-se a Big Band do Conservatório, com música instrumental. Em seguida, às 14h, Ruzzo DJ Set promove uma apresentação com música eletrônica autoral e clássicos remixados.

    Às 19h, tem início o ato protocolar da cerimônia de abertura da 10ª Feira do Doce. Em seguida, às 19h30, acontece a abertura oficial da feira. A cantora Zizi Possi sobe ao palco às 20h30, com a OST.

    No dia seguinte, às 11h, o festival segue em paralelo com a feira, com a apresentação de música instrumental do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Às 13h, a banda Hereditários se apresenta com um mix de pop rock nacional e internacional dos anos 80 e 90.

    Às 14h30, sobe ao palco Rose Araújo e Banda, com o show “Rose Araújo Canta Divas”. A programação segue com a banda Ruby Woo, às 16h, com ritmos de clássicos do “rock and roll” dos anos 50, 60 e 70, versão “rockabilly”.

    Já às 17h30, apresenta-se o grupo Multiplicidades Brasileiras, contemplado por meio de um dos editais do Programa de Ação Cultural (Proac). Às 20h30, Aléxia sobe ao palco, com show de pop e rock.

    No domingo, 7 de julho, o evento tem início às 13h, com Pedro Paulo e os Seresteiros Alados de Tatuí, tocando músicas italianas, MPB e seresta. Às 14h30, será a vez do grupo de samba Zuaê, seguido pela música instrumental da Camerata de Violões do Conservatório, às 16h.

    Às 17h30, acontece a apresentação de João e Maria Musical (brasilidade); e, às 20h30, da banda Live by Night, tocando pop e rock.

    No segunda-feira, 8 de julho, às 10h, apresenta-se o grupo Seresteiros com Ternura, com o show “Seresta, Poesia Cantada”. Em seguida, às 11h30, a banda Marcatto leva ao público uma mistura de pop, rock, música eletrônica, MPB e samba.

    Às 13h, apresenta-se o grupo de choro M Medeiros, com uma homenagem a Pacheco do Cavaco e Roseiro do Violão de sete cordas. Às 14h30, Mel Moreira se apresenta em show. Às 16h, acontece a apresentação do Black Widow, com o ritmo “rock n’ roll”.

    Às 17h30, apresenta-se o Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí. Para fechar a noite, às 20h, sobe ao palco a banda Simphony.

    Na terça-feira, 9 de julho, às 10h, Mayara Rios e Regis Bonet se apresentam com o Duo Casa Forte, levando ao palco bossa nova e MBP. Em seguida, às 11h30, é a vez da banda Revoltrio, com pop e rock.

    A Bravo Tatuí sobe ao palco às 13h, com música instrumental, seguida de apresentação da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, às 14h30. Às 16h, a banda Blacking Stone toca ritmos do pop e rock. Contemplado por um dos editais do Proac, às 17h30, Gui Silveiras e a orquestra AfroLatina Tupiniquim se apresentam com o “Saudades de Lá”.

    O encerramento acontece às 19h30, com a entrega de certificados aos produtores de doces participantes da feira. E, às 20h, os Trovadores Urbanos tocam serenatas. O grupo foi contemplado pelo edital Lei Paulo Gustavo 20/2023, no segmento de difusão cultural.