O piloto e vice-presidente do Aeroclube de Tatuí, Kaio Puertas, conquistou o título da categoria “planador” no 7o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea.
Foi a primeira vez que a competição, organizada pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA) e realizada no aeroclube local, promoveu a disputa de planadores.
Puertas, a bordo do modelo “Puchacz SZD50-3”, alcançou a nota total de 730,65, ficando à frente dos pilotos “Gordinho”, com 627,92, e Eduardo Costa Rodrigues, com 512,21.
O vice-presidente e campeão da categoria confessou que estava com uma “diversão a mais” que os demais competidores, pelo fato de a disputa ter sido realizada no município. Animado, disse ter contado os minutos para voar.
“O primeiro torneio nacional de acrobacia fora da AFA, sendo sediado no Aeroclube de Tatuí, é muito especial. Considero este local como um berço, pois aprendi a voar aqui”, revelou Puertas.
O presidente do Aeroclube de Tatuí, Alexandre Simões, admitiu que, ao ver Puertas completando a última etapa da categoria, precisou “se segurar” para não chorar. “Vi o voo dele e, quando pousou, já sabia que tinha ganhado o título”, assegurou.
Simões revela que Puertas “lutou” muito para que os treinamentos de acrobacia fossem feitos cada vez mais no município e considera ter sido merecido o título.
“Ele merece muito. É uma pessoa de coração muito bom e, junto de toda a equipe, se esforça muito para me ajudar a fazermos o Aeroclube tirar os pés do chão”, declarou o presidente.
Esta foi a primeira vez que o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea aconteceu fora da AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga. O campeonato também marcou a estreia da disputa da categoria de acrobacia de planadores. Conforme Simões, dois “fatos históricos” para o município.
Além da disputa entre planadores, a competição nacional promoveu outras seis categorias, determinando como campeões os pilotos: Plínio, na “básica”; Medeiros, na “esporte”; Rambo, na “intermediária”; Christiano, na “avançada”; e Márcio Oliveira, em duas categorias, a “ilimitada” e a “4 minutos freestyle”.
A cidade foi representada pelo diretor de segurança de voo do Aeroclube, Thalles Coutinho, e pelo piloto “Bolafly”, no show aéreo de planadores. Já pelas competições, além de Puertas, o município teve o piloto Arthur Mazzucatto, na categoria básica.
O campeonato aconteceu entre quinta-feira e sábado, 18 e 20, e o Aeroclube promoveu atividades ao público ainda no dia seguinte.
Com entrada gratuita, o público teve à disposição, diariamente, praça de alimentação, espaço kids, venda de suvenires do Aeroclube e da Cidade Ternura, além de estacionamento privado. No sábado e domingo, 20 e 21, também houve um palco com shows de bandas locais e uma barraca com itens da Esquadrilha da Fumaça.
No evento, além da competição nacional, o Aeroclube recebeu um show aéreo com os pilotos participantes da competição, exibição do jato “L-39”, acrobacia de planador, aeromodelismo e paraquedismo.
O público ainda pôde visitar o simulador de voo e aeronaves e participar de voos de passeio de planador – inclusive, com o sorteio de duas decolagens à população.
A Esquadrilha da Fumaça foi a atração na tarde de sábado. Conforme o presidente Simões, durante os quatro dias, o Aeroclube recebeu cerca de 26 mil pessoas, sendo mais de 15 mil somente para acompanhar a apresentação aérea.
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), formado por um grupo de pilotos e mecânicos da FAB (Força Aérea Brasileira), que faz demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.
Conforme definição do EDA, a missão da Esquadrilha da Fumaça é “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB”.
O EDA foi criado em 1952, porém, a primeira demonstração aérea oficial do grupamento aconteceu somente dois anos depois. A última vez que a Esquadrilha da Fumaça havia se apresentado em Tatuí fora em 2011, durante as comemorações dos 185 anos do município.
De acordo com o oficial de comunicação social da Esquadrilha da Fumaça, primeiro-tenente Eduardo Marques, o evento realizado em Tatuí foi “muito bem organizado e recheado de atrações”. “O tempo todo houve um piloto voando, e o público compareceu em peso”, observou Marques.
Conforme o primeiro-tenente, o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea é um evento consolidado e faz parte das atribuições do EDA – a Esquadrilha da Fumaça é sediada na AFA – para aproximar o público e os aviadores.
“Para nós, é uma grande satisfação nos apresentarmos em Tatuí. Viemos para estreitar os laços com o público e aproveitamos para trocar ideias com os pilotos”, concluiu.