Os nove veículos entregues pela Prefeitura ao comando da Guarda Civil Municipal na manhã de sábado, 1º, permitirão a cobertura de Tatuí por áreas. A proposta, anunciada em fevereiro deste ano, deverá ser cumprida nos próximos meses.
É o que informou o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva.
A O Progresso, o titular antecipou que discutirá com o diretor da Segurança Pública, Francisco Carlos Severino, e com o comandante da corporação, Fábio Luciano Leme, estratégias para a divisão das áreas de patrulhamento a serem cobertas.
A medida integrou plano de trabalho desenvolvido pelo então secretário da pasta, o ex-delegado titular do município José Alexandre Garcia Andreucci.
No início do ano, Andreucci divulgou projeto de trabalho dos primeiros cem dias de governo. Os planos envolviam a divisão da cidade por setores, de modo a facilitar o trabalho de patrulhamento, que contava com mais veículos.
Com o fim de um dos contratos de locação firmados pela administração anterior em março deste ano, a Guarda precisou devolver os veículos. A Prefeitura, então, iniciou processo de licitação para repor as viaturas empregadas na patrulha.
Por essa razão, Andreucci reviu a programação original, incluindo as rondas com bicicleta e alterando as divisões para adequação ao número de viaturas. O ex-secretário se desligou da pasta em março, entregando o plano a Xavier.
“Estamos fazendo uma reposição com estes veículos e oferecendo um ‘plus’ para a GCM, que são os ônibus. É uma inovação. Há todo um trabalho que partiu de mim, de Severino e de Leme, mas, principalmente, da prefeita (Maria José Vieira de Camargo), que exige uma Guarda bastante determinada, mas voltada para a parte humanitária e social”, declarou Xavier.
O secretário afirmou que, até a reposição, a GCM atuara de “forma inteligente e eficaz”. “O Alexandre (Andreucci), na época, colocou as bicicletas nas ruas, disciplinou os guardas para fazerem caminhada no centro da cidade, de uma forma bem organizada. Os resultados foram muito bons”, avaliou.
Para o titular, a incorporação dos veículos vai dar à corporação condições para um trabalho ainda mais eficiente. Xavier alegou que a GCM não estivera desguarnecida entre março e o início deste mês. Ele ressaltou que, apesar da redução do número de viaturas, a equipe tem conseguido dar sequência ao atendimento.
O passo seguinte, com o reforço na frota, é organizar uma nova estratégia de patrulha. Para tanto, o secretário deverá realizar reuniões com o diretor da Segurança e o comandante da GCM. “Vamos definir isto nos próximos dias”, antecipou.
A equipe deverá discutir, ainda, a proposta de incluir “tecnologia embarcada”. Trata-se de tablets com acesso à internet, disponibilizados nas viaturas. A corporação entende que o projeto beneficiará ainda mais a população, uma vez que facilitará a comunicação com os guardas e a localização de endereços.
Uma das ideias é que o micro-ônibus a ser transformado em base móvel comunitária tenha computadores que permitam o registro de ocorrências.
Os seis Fiat Palio Weekend e o Chevrolet Spin recebidos no dia 1º já estão em uso no patrulhamento ostensivo, o Renault Duster foi cedido para a Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e o Fiat Doblò atende à ronda escolar e é empregado nas fiscalizações nas praças e no transporte de pessoas com deficiência.
Já os micro-ônibus terão uso diversificado. Um deles será transformado em base móvel comunitária. O outro serve ao transporte de guardas para operações, participações em desfiles ou para o deslocamento de músicos da banda regimental.