Viaduto que liga Rosa Garcia 1 e 2 será inaugurado no próximo dia 29





Cristiano Mota

Viaduto será entregue em solenidade na tarde de sexta-feita que vem

 

A Prefeitura agendou para as 17h da próxima sexta-feira, 29, a solenidade de inauguração do viaduto que liga os bairros Rosa Garcia 1 e 2. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, confirmou a data da entrega do dispositivo na abertura da “Semana Global do Empreendedorismo”.

O Executivo ainda não liberou o acesso para uso da população por medida de segurança. A construção do pontilhão, no entanto, está concluída desde o início deste mês.

O prefeito afirmou que a Prefeitura só deve liberar a via de ligação depois de realizar melhorias. Até lá, equipes da empresa Sanson está atuando no sentido de evitar que o acesso seja utilizado por veículos (carros e motos, principalmente).

“Estamos deslocando pessoal da empreiteira e do loteamento para que coloquem barreiras. Isso é preciso porque, infelizmente, a população é muito ansiosa e acaba correndo alguns riscos sem tomar nota do que pode ocorrer”, afirmou o prefeito.

Manu disse que ele próprio presenciou, quando esteve no bairro no final de semana passado, passagem de motociclistas. Segundo ele, alguns condutores chegaram a tirar os obstáculos colocados na ponte para poderem atravessá-la.

“Não entregamos a obra porque estamos preparando a sinalização de segurança”, alegou o prefeito. Manu disse que o Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura têm, ainda, de providenciar “reparos”.

O prefeito afirmou que é preciso concluir melhorias ao redor do viaduto (calçadas e instalação de placas). “São pequenos pontos para o arremate final”.

Também está prevista a implantação de uma lombada na via que dá acesso ao pontilhão. De acordo com o prefeito, o dispositivo garantirá segurança aos usuários.

Manu citou, ainda, que o pontilhão deverá beneficiar não só a população dos bairros, mas da região do Jardim Santa Rita de Cássia.

Até o momento, para ter acesso ao centro da cidade ou à chamada “parte alta da cidade” (Santa Cruz, Santa Emília e Valinho), os motoristas têm de cruzar a Teófilo Andrade Gama.

“Antes da ponte só tinha a Teófilo. Agora, essa nova alça servirá de apoio para o trânsito, que é muito carregado ali (entre os bairros)”, disse o prefeito.

Manu declarou que o viaduto melhorará a logística entre os dois bairros, em termos de deslocamento de pessoas e, também, de mercadorias. A ponte construída transpõe a linha férrea que separa o Rosa Garcia 1 do Rosa Garcia 2.

Em função da importância, o acesso deverá ser acompanhado de calçada para o tráfego de pedestres. O dispositivo permitirá que pais e mães que vão buscar os filhos em creche transitem com segurança entre um bairro e outro.

Para o ano que vem, o Executivo estuda a realização de projetos de conscientização para a desativação da passarela clandestina que passa pela “bica de água”.

O acesso aberto por moradores é utilizado por pedestres, ciclistas e condutores de motos como meio mais rápido de ligação entre as localidades.

“Futuramente, vamos trabalhar aquela ‘passarela’, para que as pessoas prefiram o viaduto para transitar com mais segurança. Aquilo (o acesso clandestino) tornou-se habitual por ser mais prático e rápido, mas ainda tem o fator segurança. Ele (o acesso) não tem as mínimas condições de uso”, disse.

Ainda naquela região, o Executivo está construindo calçada nos dois sentidos da Teófilo Andrade Gama. Os dispositivos vão da UBS (unidade básica de saúde) “Doutor Medardo Costa Neves”, do Rosa Garcia, até a ponte de acesso ao Jardim Santa Rita de Cássia e à região do bairro Tanquinho.

Segundo Manu, a Prefeitura já terminou a construção da calçada no sentido centro ao Santa Rita e concluiu 50% a situada no sentido Santa Rita ao centro.

“Na sequência, vamos fazer uma ciclovia e entregá-la em perfeitas condições de segurança para que os pedestres e ciclistas trafeguem nela”, afirmou.