Dois “presentes” chegam aos leitores do jornal O Progresso de Tatuí neste aniversário da cidade, exatamente no dia 11 de agosto: a sexta edição do Guia Turístico e Gastronômico Tatuí Cidade Ternura e o tabloide com todos os trabalhos premiados dos concursos Paulo Setúbal.
Neste ano, os certames ultrapassaram as duas décadas, atingindo a 21ª edição cada, tanto o Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias quanto o Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, o primeiro de abrangência nacional e o segundo, local, para estudantes.
Os suplementos ainda marcam mais um aniversário do jornal, que chegou aos 101 anos de existência, completados neste dia 30 de julho, mantendo-se como um dos veículos de comunicação impressos mais longevos – e resistentes – do Brasil!
Ao longo de todo o ano do centenário, inclusive, O Progresso concluiu uma série de ações e novidades, tendo como a mais importante um grande tabloide, com 124 páginas, contendo um compilado das notícias mais significativas do último século.
Esse especial chegou aos leitores no começo de outubro de 2022.
Neste momento em que acontece exatamente a Semana Paulo Setúbal, também é justo e oportuno lembrar que o mais tradicional evento de cultura municipal, dedicado à literatura, partiu de iniciativa gestada dentro de O Progresso de Tatuí.
Isso porque o periódico esteve à frente das mobilizações para iniciar homenagens ao “imortal” tatuiano. Além de divulgar a ideia da celebração e incentivar os líderes locais a efetivá-la, o jornal deu amplo espaço às primeiras iniciativas.
Na edição de 24 de outubro de 1943, por exemplo, publicava: “Os nossos meios sociais e culturais movimentam-se neste instante a fim de concretizar uma ideia felicíssima e altamente simpática, que bem merece a unânime aprovação dos tatuianos, a de render homenagem a Paulo Setúbal – o escritor imortal que é um padrão de orgulho para o Brasil e particularmente para Tatuí, sua terra natal.”
Já na edição seguinte, de 7 de novembro, O Progresso de Tatuí divulgava, em nota de capa, a iniciativa que prosperou e agora tem promovida a sua 81ª edição.
Constava-se no texto: “Por iniciativa do Grêmio Paulo Setúbal, acaba de ser instituído um concurso literário entre os alunos do Colégio e Escola Normal, versando os trabalhos sobre o tema ‘Paulo Setúbal e Tatuí de hoje’”.
De lá para cá, como já amplamente reconhecido, o concurso ganhou tamanha proporção que se desdobrou em outro certame, de âmbito nacional – atualmente, um dos mais concorridos do país, chegando perto de 2.000 inscrições a cada nova edição.
Desde essa época, ficou determinado que as comemorações seriam anuais – sempre próximas a 11 de agosto (embora a celebração pioneira tenha ocorrido em dezembro de 1943, no Clube Recreativo).
Logo nessa edição, conferencistas foram convidados para ministrar temas relacionados a Setúbal, sendo o embaixador José Carlos de Macedo Soares o responsável por abrir o evento. Ainda, houve nomeação de um grupo para organizar as atividades em diferentes áreas, todas voltadas a Setúbal.
A comissão era formada por Fernando Guedes de Morais (coordenador), Paulo Silvio Azevedo (teatro), Nacif Farah e Ritinha Holtz Stadler (música), Francisco Hoffmann, Ari Villa Nova, Adão Bertin e Alberto Stape (social), Carlos de Morais (propaganda radiofônica), Lazaro Pacheco (auxílio dos alunos em pesquisas para o concurso) e Jorge Ferreira, de O Progresso (imprensa).
A partir do ano seguinte, páginas inteiras foram dedicadas à divulgação das atividades da já denominada Semana Paulo Setúbal, em agosto. A comissão de trabalhos – que ia de música a educação física – era formada por mais de 30 pessoas.
Também a partir de então, praticamente todos os trabalhos vitoriosos do concurso tiveram a divulgação nas páginas de O Progresso de Tatuí, sendo que, nas décadas mais recentes, vieram a compor todo um tabloide específico.
Seguindo a história, por sua vez, quase duas décadas depois dessa conquista, o jornal divulgava notícia, então, sobre aquela que viria a ser a maior “casa de cultura” de Tatuí. Isso aconteceu em 23 de setembro de 1962.
Assim descrevia a reportagem: “Tendo em vista que Paulo Setúbal, pelas raras qualidades de literato, projetou o nome da pátria além fronteiras, e reconhecendo a conveniência de serem coordenadas as manifestações culturais em torno da vida e obra do imortal escritor tatuiano – o governador do Estado assinou o decreto n. 40.754, de 13 do corrente, instituindo a ‘Casa de Paulo Setúbal’ nesta cidade, junto ao Conservatório Dramático e Musical ‘Dr. Carlos de Campos’”.
E seguia o texto: “Tendo suas atividades desempenhadas sem remuneração, por uma comissão de cinco membros designados pelo secretário do Governo, com mandato de dois anos renovável por igual período, a ‘Casa de Paulo Setúbal’ funcionará como órgão de divulgação, consulta, estímulo e cultura, difundindo e coordenando trabalhos de pesquisa e estudo, em torno da vida e obra do escritor”.
Complementado por: “Terá também como finalidade a manutenção, conservação, exposição de objetos e documentos que pertenceram ao seu patrono ou a ele se refiram, bem como quaisquer outros que sejam considerados interessantes para a divulgação da história e melhoria da cultura da população, cabendo-lhe ainda a organização de Numismática, Filatelia e Pinacoteca”.
Esse trabalho, também como se comprova sistematicamente – ao longo, inclusive, das mais diversas administrações municipais -, sustenta-se até hoje, sempre com empenho, “reinvenções” e, portanto, sucesso.
O tabloide deste ano, com os premiados, não será a única novidade a chegar aos leitores: estará novamente, como em 2022, acompanhado de outra iniciativa promovida por O Progresso: o guia turístico “Cidade Ternura”, o qual, concretamente, contribuiu para a conquista do título de Município de Interesse Turístico (MIT) por Tatuí.
Embora já em muito reforçado, por fim, não deixa de ser também justo relembrar que o emblema “Cidade Ternura” também é devido ao jornal O Progresso, em razão da publicação de um artigo, em 14 de outubro de 1934, assinado pelo jornalista Osmar Pimentel.
Curiosamente, o autor do texto não conhecia Tatuí, senão pelo olhar e “publicidade afetiva” da maior “cria” deste periódico: o jornalista Maurício Loureiro Gama, o qual, das páginas de O Progresso, partiu para ser o primeiro “âncora” do telejornalismo brasileiro.
São realmente incontáveis as histórias envolvendo O Progresso “e” Tatuí, merecendo muitos especiais. Por ora, entretanto, este jornal reitera seu compromisso primordial, o de trabalhar pelos reais interesses do município, e agradece à nossa cidade por este já mais de um século de confiança!