Da reportagem
A média de habitantes tatuianos imunizados contra o novo coronavírus, entre janeiro e maio, ultrapassou o percentual nacional de vacinação contra a doença e aparece na primeira colocação do ranking entre os dez municípios da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba) que mais vacinaram.
Levantamento feito por O Progresso, com base nos dados divulgados pela Vigilância Epidemiologia, mostra média de 2.400 pessoas imunizadas por semana, entre de 21 de janeiro (início da vacinação) e 23 de maio.
No período, o órgão da Secretaria de Saúde totalizou a aplicação de 40.260 doses das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, sendo 27.503 equivalentes à primeira dose e 12.757 à segunda.
De acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 122.967 moradores. Ou seja, a imunização atingiu 22,36% da população com a primeira dose e 10,37% com a segunda.
As primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegaram a Tatuí no dia 21 de janeiro. Eram 1.680 da Coronavac. Uma técnica em enfermagem foi a primeira pessoa vacinada, em um evento simbólico.
Desde então, a semana com menor número de pessoas vacinadas foi a de 22 a 28 de fevereiro, com 325 imunizações aplicadas (270 para a primeira dose e 55 para a segunda).
Já a semana com maior imunização ocorreu de 19 a 25 de abril, atingindo 5.350 pessoas, sendo 2.863 com a primeira dose e 2.487 com a segunda.
Os primeiros vacinados na cidade foram os profissionais de saúde e, logo depois, os idosos, por ordem decrescente de idade.
Para apresentar os números relativos a uma semana completa, para efeito de comparação, e considerando o fechamento de sua edição de final de semana (às sextas-feiras), O Progresso passa a apresentar o avanço da vacinação sempre de segunda-feira a domingo, com os números divulgados pela VE.
Assim, o atual gráfico trabalha com a vacinação concluída na semana anterior, até o domingo, 23, somando todas as doses já aplicadas nos cinco meses da campanha.
Ranking da Vacinação
Em percentual, considerando os dados mais recentes disponibilizados pelo consórcio de veículos de imprensa, os números estão acima do cenário nacional.
Conforme o balanço, com informações consolidadas às 20h de terça-feira, 25, 21.214.582 brasileiros haviam tomado a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 e 42.991.742, a segunda, o que corresponde, respectivamente, a 10,01% e 20,30% da população – estimada em 211.755.692.
No “Ranking de Vacinação” do governo de São Paulo, considerando os dados mais recentes, desta terça-feira, 25, o município aparecia na 372ª posição entre os que mais imunizaram a população nos cincos meses.
Já na análise entre as dez cidades de porte equivalente da RMS, em relação à primeira dose, no mesmo período, Tatuí alcançava 22,81% da população, com 28.044 aplicações (até terça-feira, 25).
O índice é maior que o registrado em Itapetininga (22,69%), Itu (22,13%), Salto (20,92%), Porto Feliz (20,79%), São Roque (20,78%), Piedade (20,4%), Sorocaba (18,96%), Votorantim (17,87%) e Boituva (17,11%).
O governo do estado disponibiliza o percentual de vacinação em cada município de São Paulo em relação à população local. A ferramenta digital foi desenvolvida em parceria entre as secretarias estaduais da Comunicação, Saúde, Desenvolvimento Regional e a Prodesp.
O balanço está disponível na sessão “Vacinômetro”, pelo link: www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, no botão “Ranking de Vacinação”. O serviço é alimentado com as informações do Vacivida, plataforma digital integrada que monitora toda a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado.
De segunda-feira, 24, até às 9h de sexta-feira, 28, a VE informou ter aplicado mais 3.274 doses de imunizantes contra o novo coronavírus, entre os quais, 1.689 referentes à primeira dose e 1.585, à segunda.
Sendo assim, o órgão totalizava 43.534 doses das vacinas, das quais 29.192 são referentes à primeira dose e 14.342, à segunda.
A secretária da Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins, avalia os números como positivos para o município. Segundo ela, desde o começo da aplicação das vacinas contra a Covid-19, Tatuí tem conseguido acompanhar o calendário estipulado pelo governo do estado.
“Temos recebido vacinas quase que semanalmente e, até então, conseguimos atender conforme a idade específica e grupo prioritário, pois a quantidade que estamos recendo tem atendido o nosso público”, comentou a secretária.
Para ela, o número de doses aplicadas está dentro do esperado. “Estamos ampliando os grupos prioritários conforme o recebimento das vacinas, e temos percebido grande procura em todas as faixas etárias incluídas”, afirmou Tirza.
Segundo a secretária, a população que já recebeu a primeira dose da vacina deve ficar atenta na data da segunda dose. Ela lembra que todas as vacinas aplicadas em Tatuí, até o momento, precisam da segunda dose para atingir o nível de eficácia esperado.
“Até agora, tivemos poucos pacientes que não voltaram para receber a segunda dose, mas é importante reforçar a necessidade das duas doses para que a pessoa seja considerada imunizada e para que a vacina tenha a eficácia esperada”, salientou.
Na sexta-feira, o município começou a vacinar os moradores com comorbidades e pessoas com deficiência permanente a partir de 40 anos. Os munícipes com deficiência permanente devem apresentar comprovante do recebimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) da assistência social.
Já os moradores com comorbidade necessitam apresentar receita médica, válida no período de seis meses, ou atestado médico recente.
Este grupo deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica. Os cadastros já existentes nas unidades básicas de saúde podem ser utilizados.
O órgão municipal prossegue a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades. Para as gestantes, é necessária a apresentação da carteira de pré-natal e, para as puérperas, a certidão de nascimento do bebê. Nos dois casos, também são pedidos a receita ou o atestado médico que comprove a comorbidade.
A VE continua a imunização de motoristas e cobradores de ônibus do transporte público urbano e intermunicipais. É obrigatório o pré-cadastro no sistema vacinaja.sp.gov.br, pois é necessária a apresentação do QR Code para aplicação da vacina.
O órgão ainda continua aplicando a primeira dose em tatuianos com síndrome de Down e transplantados, de 18 a 59 anos, e em moradores a partir de 60 anos completos.
A segunda dose do imunizante é aplicada em profissionais da Saúde e aos idosos a partir de 64 anos, respeitando a data agendada na carteirinha de vacinação.
As doses são aplicadas em sistema drive thru somente no estacionamento da futura sede da prefeitura, em frente à UPA, das 8h às 17h. Os pedestres podem receber a imunização na UBS “Dr. Aniz Boneder”, centro, das 8h às 16h.
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde como doenças cardiovasculares são: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Já as doenças crônicas, segundo o Ministério da Saúde, são: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV.
A secretária ainda aponta ser necessária a continuação dos cuidados de higiene e distanciamento, mesmo com o grupo de risco sendo vacinado, pois o “número de casos positivos está crescendo em ritmo acelerado em pessoas mais jovens”.