Da reportagem
Na terça-feira, 21, a prefeitura de Tatuí anunciou que a aplicação da vacina contra a gripe Influenza foi liberada para toda a população. Com isso, podem tomá-la, sem agendamento, todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.
A aplicação é feita em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e nas unidades de saúde da família (USF), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h.
Para se vacinar, deve-se procurar um desses locais e apresentar RG ou CNH com foto, cartão SUS. Já para as crianças, é necessário levar a carteira de vacinação. A liberação para a aplicação da vacina em toda a população foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde aos municípios.
Segundo dados fornecidos pela Grupo de Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal no estado de São Paulo, no período de 27 de março a 16 de junho, está em 54,3%.
De acordo com dados divulgados pela diretora municipal da Vigilância em Saúde, Rosana Aparecida de Oliveira, mais de 25 mil doses de vacinas foram aplicadas nos grupos prioritário e com comorbidades.
Desse grupo, fazem parte crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, funcionários do sistema prisional, professores, bombeiros, trabalhadores do transporte coletivo, puérperas e idosos.
Até esta quinta-feira, 23, mais de 12.500 idosos já tinham sido vacinados, o que corresponde a 68% dessa população no município.
Para Rosana, é necessário que a população procure se imunizar. “A adesão ainda está abaixo do esperado. Quanto mais pessoas se vacinarem, mais fácil será conter a disseminação do vírus”, alerta.
Ela ressalta que a vacina é o único meio de evitar a forma grave da doença e, assim, a necessidade de hospitalizações. “Ainda existe um grande mito que, caso as pessoas tomem o imunizante, irão contrair a gripe. Isso não é verídico, já que a vacina é composta por fragmentos inativados do vírus”, desmistifica Rosana.
A diretora complementa informando que a vacina tem o período de 14 dias para realizar a virulência no organismo (proteção) e que os sintomas que geralmente ocorrem nos dias seguintes à aplicação da dose são decorrentes de resfriados que já estavam incubados. Contudo, eles acabam apresentando sintomas mais leves, como dor de garganta, coriza e febre baixa.
A vacina da gripe deste ano é a importada tetravalente da GSK, que vem com os dois vírus “A” e dois vírus “B”. Os dois vírus A são: o H1N1 (vírus da gripe suína) e o H3N2, com a nova cepa Darwin; e os dois vírus B, Yamagata e Victória.
Pessoas que apresentarem sintomas gripais devem procurar atendimento médico na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência ou algum médico. “E lembrar que gripe não é a mesma coisa que resfriado. Na gripe, sempre aparece febre e os sintomas são mais agudos”, lembra a profissional.