Vacinação contra Covid-19 nas UBSs tem novo horário de atendimento

Mudança busca frear a perda de imunizantes abertos, a fim de otimizá-los

Postão é local que mais recebe público a ser vacinado (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da reportagem

Buscando diminuir as perdas dos imunizantes contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Tatuí anunciou novo horário de funcionamento do serviço nas UBSs a partir desta quarta-feira, 22.

A vacinação acontece de segunda-feira a sexta-feira, nas unidades básicas de saúde (UBS) da vila Dr. Laurindo, na UBS Santa Cruz, na ESF CDHU, na ESF Jardim Santa Rita de Cássia e na ESF da vila Angélica das 8h às 13h. Já na UBS central (Postão), o horário permanece o mesmo, das 8h às 15h.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Rosana Aparecida de Oliveira, a mudança é para que os frascos de vacina abertos nas cinco unidades que ficam abertas até às 13h sigam para a UBS central, que funciona até às 15h.

“Infelizmente, há perda de doses. Com esta medida, pretendemos otimizar os imunizantes, assim, evitando um desperdício maior”, explicou.

Outro fator apontado por Rosana para a mudança do horário é a baixa movimentação nas unidades de saúde no período vespertino. “Observamos que a maioria da população vem se vacinar durante a manhã. Com isso, decidimos deixar somente uma UBS aberta com horário prolongado”, informou.

Rosana explicou sobre a variação do tempo de durabilidade entre as opções de vacinas. Caso abertos, os fracos dos imunizantes Pfizer/BioNTech e Janseen têm a durabilidade de seis horas. Já a da Butantan/Coronavac, é de oito horas.

A versão da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dura até 48 horas, enquanto a que mesma vacina tem vida útil de seis horas, quando produzida pelo instituto Serum, da Índia, e pelo instituto Covax Facility. “Atualmente, em Tatuí, estamos recebendo somente a versão feita pela Fiocruz”, destacou Rosana.

Segundo dados fornecidos pela equipe da Vigilância em Saúde, nos dias 13, 14 e 15 de junho, que antecederam ao feriado de Corpus Christi, a ESF CDHU aplicou 186 doses e a a ESF da vila Angélica, 169. Na unidade do bairro Jardim Santa Rita de Cássia, 248 pessoas foram vacinadas.

Nas UBSs da Dr. Laurindo e do Santa Cruz, os números foram de 267 e 256, respectivamente. No mesmo período, o Postão foi o mais requisitado, com 1.265 aplicações. O número da vacinação em casa para os acamados foi de 38. No total, 2429 pessoas receberam o imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde segue reforçando que a população que já recebeu a primeira dose deve ficar atenta à data da segunda, já que as vacinas Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca e Biontech/Pfizer precisam da outra dose para atingirem o nível de eficácia esperado.

“Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito a infecção em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Além disso, a aplicação parcial pode favorecer versões mais resistentes do coronavírus”, alerta a Secretaria de Saúde.

Rosana afirmou também que, em breve, serão divulgadas as novas datas dos mutirões de vacinação contra à Covid-19. “Esperamos que as pessoas se conscientizem da importância de atualizar o quadro vacinal e participem”, pontou.

No sábado da semana anterior, 11, na UBS central, aconteceu o mutirão mais recente, no qual foram aplicadas 306 doses durante cinco horas de vacinação no local.

A maioria do público foi em busca da quarta dose do imunizante, totalizando 179 pessoas. Além disso, foram aplicadas três vacinas da segunda dose e 96 de terceira dose.

As crianças e adolescentes, de cinco a 11 anos, também se vacinaram na ação, sendo sete de primeira dose e 21 de segunda dose. Não houve registro de pessoas em busca da primeira dose.

Para se imunizar, basta comparecer nos postos, portando a carteirinha de vacinação Covid-19, cartão SUS, CPF, um documento com foto e o comprovante de endereço.

Na vacinação de menores de idade, um responsável precisa estar presente. Mais informações podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima ou na Vigilância Epidemiológica da prefeitura, pelo telefone (15) 3305-8855, ramal 3.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome