
Da redação
Pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, a prefeitura informa que a vacinação contra a Influenza em Tatuí teve início nesta terça-feira, 1º. A imunização é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus da Influenza, responsável por infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.
Diferentemente dos anos anteriores, não será mais uma campanha de vacinação, mas sim parte do calendário de vacinação de rotina. Neste primeiro momento, a vacina está disponível para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais.
Os munícipes podem receber a vacina de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs). Nas unidades de rurais, a vacinação acontece no bairro Congonhal todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, e no bairro Mirandas, de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h.
Para receber a vacina, é necessário levar o cartão SUS, a carteirinha de vacinação, um documento de identificação com foto e que as crianças estejam acompanhadas dos pais e/ou responsáveis.
A Secretaria de Saúde ainda informa que os grupos especiais serão imunizados em seguida, com data a ser divulgada. Neles, encontram-se: puérperas, povos indígenas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da área de saúde, professores e trabalhadores da área de educação.
Também: profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo ou rodoviário; trabalhadores portuários; e trabalhadores dos Correios.
Ainda: população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A prefeitura reforça a importância da vacinação e convida todos os integrantes dos grupos prioritários a procurarem as UBSs para se imunizarem o quanto antes. “Proteger-se contra a Influenza é um ato de cuidado com a própria saúde e com a saúde de toda a comunidade”, acentua o Executivo.