Da redação
A partir desta quarta-feira, 26, todas as crianças com mais de sete anos de idade podem receber a vacina contra a Covid-19 em Tatuí. A Secretaria Municipal de Saúde também aplica o imunizante em crianças acima de cinco anos com comorbidades.
Para receber o imunizante, é necessária a presença de um dos responsáveis pelo menor, documentos pessoais da criança e receita ou carta/atestado do médico em caso de comorbidade.
A lista de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde é a seguinte: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas; e arritmias cardíacas.
Crianças com cardiopatias congênitas, próteses e implantes cardíacos, talassemia, síndrome de Down, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV também são público-alvo.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 ocorre de segunda-feira a sexta-feira, no ginásio do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna”, em frente à Associação Atlética XI de Agosto.
A vacinação pediátrica está sendo aplicada no município desde quarta-feira da semana passada, 19. Na primeira fase, foi voltada às crianças de 8 a 11 anos, com comorbidades.
Já na quinta-feira, 21, a campanha incluiu as crianças partir dos cinco anos de idade com comorbidades e a partir de dez anos de idade sem comorbidades.
A partir de sexta-feira, 21, todas as crianças com nove anos completos passaram a fazer parte do público-alvo da campanha.
Na segunda-feira, 24, as crianças com oito anos completos foram incluídas no público-alvo e, nesta nova fase, iniciada nesta quarta-feira, 26, entram todas as crianças com sete anos completos.
Conforme o governo do estado de São Paulo, a vacinação irá acelerar nos próximos dias, e a meta é que os municípios vacinem em três semanas todas as 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos com a dose inicial.