Usar o Bom Senso!

17
RAUL VALLERINE

Não consigo acreditar que o mesmo Deus que nos deu inteligência, razão e bom senso nos proíba de usá-los.

Galileu Galilei

O que mostra de maneira irrefutável a importância de saber usar o bom senso, é entender que em nossa caminhada por este mundo, estamos sujeitos a diversos acidentes e incidentes.

Algo que faz parte das coisas da vida, e, dentre as coisas que corriqueiramente nos acontecem, as que mais incomodam, é quando sofremos alguma agressão, seja ela física ou verbal. Principalmente se os motivos forem irrelevantes, ou mesmo inexistentes.

Aliás, penso que esse tipo de atitude sempre é condenável. Se temos alguma mágoa contra uma pessoa, ao invés de a ofendermos ou agredirmos, deveremos procurar explicações.

Se estas não forem convincentes, será suficiente a afastarmos de nosso círculo de amizades, pois a troca de agressões apenas levará a um agravamento de situação. E para que isso?

Li um pensamento de autoria de Pedro Ornelas, que define bem a questão: “Tem de amor a vida cheia, quem, prezando bons valores, grava as ofensas na areia, porém na pedra os favores.”

Realmente é um pensamento excelente, sendo essa a melhor maneira de se encarar a vida, pois nunca deveremos ficar remoendo as ofensas recebidas.

O melhor é esquece-las, pois para aqueles que tem o mal gosto de não nos apreciar, o silêncio é a melhor resposta. Penso que deveremos receber de bom grado críticas construtivas, que nos sejam dirigidas diretamente.

Ouvindo-as, poderemos melhorar nossa linha de conduta, seja ela pessoal ou profissional. Mudando o que deverá ser mudado, ratificando os acertos, e retificando os erros, entendendo que ninguém é senhor da verdade a ponto de não querer ouvir opiniões alheias só por serem desfavoráveis. Analisemo-las. Quem sabe algo possa ser aproveitado.

Se alguém não nos aprecia e nos critica, não considero interessante revidar a crítica, pois sempre deverão existir opiniões divergentes. Respeitemo-las, para que as nossas também o sejam. Nesses casos, o melhor para nós é torcer para quem nos ataca tenha muito êxito na vida, pois quanto maior for seu sucesso, menos tempo terá para nos desejar mal.

Não existe nada mais negativo do que desejar o mal, seja a quem for, muito pelo contrário, devemos desejar que ele sempre vá em frente.

Nunca devemos desejar o mal a ninguém, pois o feitiço pode virar contra o feiticeiro, igualmente entendendo que sempre devemos ter pensamentos positivos, que ajudam a melhorar o astral. Sempre devemos encarar o lado positivo da coisa.

Entendo que devemos também dedicar um pensamento positivo a quem tenta nos prejudicar. Pois se alguém tenta nos fazer mal, essa pessoa é que fica amargurando sua vida, procurando um jeito de nos ferrar, e vendo que não obtém êxito em suas tentativas de nos desestabilizar, acabará desistindo.

Jamais deveremos esquecer os favores recebidos, sejam ajudas morais ou materiais, essas sim, deveremos levar sempre na memória.

Principalmente as desinteressadas, eis que uma pessoa só ajuda outra quando acha que esse alguém merece um apoio. Então, se conseguirmos despertar tal tipo de consideração, isso sim, é algo que nunca deve ser esquecido, além do que, é muito bom saber que conseguimos atrair simpatias e isso sempre se consegue se, ao invés de espalharmos negatividade, espalharmos positividade.

Assim, se encontrarmos alguém que precise, e que mereça nosso amparo, sempre estaremos prontos para tanto. É para isso que estamos no mundo, jamais esquecendo de que o melhor é não ter inimizades.

Se não podemos ser amigos, pelo menos que não sejamos inimigos. O bom da questão é vivermos em paz. O mundo é tão grande, e sempre há espaço para todos.

Nosso êxito não precisa ser conseguido à custa do fracasso de outrem, pelo contrário, deve sim, ser batalhado, para ser conseguido por nossos próprios méritos.