Universidade de Sorocaba comemora 20 anos nesta segunda





A Uniso (Universidade de Sorocaba) completará 20 anos de existência nesta segunda-feira, 15. Fruto de outra instituição – a Fafi (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba) –, a faculdade comemora algumas marcas atingidas nos últimos anos, sobretudo durante a gestão do tatuiano Fernando de Sá Del Fiol à frente da reitoria.

Entre as conquistas, estão o acréscimo de pessoal que compõe o corpo docente – que atualmente conta com 450 professores -, a criação do quarto programa de pós-graduação e mestrado profissionalizante em processos tecnológicos e a inauguração dos blocos “E” e “F”, em 2011 e 2013, respectivamente, gerando 55 novas salas de aula.

Além disso, a instituição conta com estrutura que atende a cerca de 12 mil estudantes matriculados entre os 68 cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e quatro strictu sensu.

Del Fiol teve a nomeação formalizada em novembro do ano passado para um segundo mandato à frente da Uniso. Professor universitário e pesquisador na área de antibióticos e resistência bacteriana, ele possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em farmacologia, com aperfeiçoamento em doenças infecciosas pela “Medical Schooll”, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O tatuiano ressalta o papel da Uniso como instituição produtora e difusora de conhecimento na região. “Temos muito clara a missão de continuar trabalhando em consonância com o crescimento regional”, comentou.

“Ao longo desses 20 anos, a Uniso enfrentou muitos desafios e conquistou respeito e credibilidade no meio acadêmico e a confiança da comunidade”, acrescentou o tatuiano, que também é consultor do Conselho Estadual de Educação e do Ministério da Educação.

No campo científico, a Uniso possui grupos de pesquisa, mantém periódicos institucionais e parcerias para colaboração internacional de projetos.

A Câmara Municipal de Sorocaba fará sessão solene em comemoração ao aniversário da Uniso no dia 10 de outubro, às 19h30.