Cristiano Mota
Manu e Eder balliari descerram fita de placa inaugural do hospital que leva o nome do médico ‘Kiko’
Com presença de representantes do país, do Estado de São Paulo e interior, a diretoria da Unimed Tatuí inaugurou hospital “José Francisco Mendes de Almeida – Dr. Kiko”. A apresentação do espaço, na noite de sábado, 20, aconteceu 12 anos após a aquisição do imóvel que abriga a unidade, a primeira com tema inspirado na música e que é referência em alta complexidade.
O hospital é o 111º construído pela cooperativa no país e poderá ser “acreditado”, conforme declarou o diretor administrativo e financeiro da Central Nacional Unimed, Rodolfo Pinto Machado de Araújo. Ele participou da solenidade de inauguração juntamente com representantes de 15 cooperativas.
Dentre as autoridades que acompanharam a inauguração, estiveram: o presidente da Federação Intrafederativa Centro Paulista, Antonio Abrão Nhora Neto, e José Martiniano Grillo Neto, presidente da Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo). Também assistiram a cerimônia, médicos, funcionários da cooperativa de Tatuí e região e o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e a primeira-dama Ana Paula Cury Coelho Fiuza.
Dividida em três momentos, a solenidade teve início às 20h, com entrada dos convidados. Na sequência, houve execução do Hino Nacional pelo Quarteto de Cordas Quatro Estações, com participação de Ana Laura Teothônio.
Conforme projeção da diretoria, o hospital apresentado no sábado passará a ser utilizado a partir do mês que vem. Ele será referência em alta complexidade cirúrgica, contando com três salas para operação e espaços para oferecer serviços de hemodiálise.
A unidade de Tatuí também é dotada de centro de imagens, com ultrassonografia, radiografia e tomografia computadorizada. Ela é considerada a única da rede – e do país – a contar com “grande diferencial”: a simbologia gráfica tematizada. Trata-se de homenagem à “Capital da Música”.
O projeto inclui elementos da simbologia universal da música, que remetem aos principais gêneros brasileiros. O logotipo do hospital é representado por quatro semicolcheias estilizadas, com composição de quatro cores.
Elas representam as quatro principais alas do hospital. Cada ala corresponde a um estilo musical, sendo eles cordas, sopros, percussão e regência.
O setor administrativo abriga a diretoria hospitalar, coordenação de enfermagem e gestão operacional. Já os demais setores de atendimento são compostos pelo pronto atendimento 24 horas (com consultório médico e sala de observação), a ala de emergência, apartamentos – em total de 60 leitos mais berçário –, dois postos de enfermagem, um quarto neonatal e de pré-parto.
Para Grillo Neto, a abertura da “nova estrutura hospitalar” em Tatuí representa um ganho não só para os médicos cooperados, mas para o município. O presidente da Fesp (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) afirmou, ainda, que a Unimed trabalha em um sistema que não visa obtenção de lucro.
“Estamos prestando um serviço às pessoas. E esta é a diferença. Nós buscamos trazer qualidade e quando visitamos uma estrutura como essa, vejo que os médicos atingiram o compromisso para com a sociedade”, declarou.
Convidado a falar, o prefeito cumprimentou as autoridades e falou a respeito do relacionamento dele com a Unimed. Manu citou que sempre manteve uma “relação afetiva e estreita” com os diretores, em especial com o presidente da Unimed de Tatuí, Eder Balliari, e que estava orgulhoso em fazer parte da solenidade.
“A partir de agora, Tatuí conta com uma excelência em hospital particular. Nós, até hoje, tínhamos apenas a querida e sempre Santa Casa”, disse o prefeito.
O diretor administrativo e financeiro da Central Nacional Unimed destacou que o hospital não pertence à cooperativa. Conforme ele, ele é “de toda comunidade” e deve contribuir com a melhoria do sistema local de atendimento.
Por conta da estrutura, Machado de Araújo alegou que o novo hospital vai imprimir uma nova referência de atendimento. “Isso obriga outras instituições a se aprimorarem, melhorarem e quem ganha é sempre a cidade”, disse.
O hospital de Tatuí integra a segunda maior rede de hospitais do Brasil. Conforme Machado de Araújo, a Unimed só perde para as Santas Casas em quantidade. “Com esse hospital, completamos 111 da Unimed, mas só a quantidade não é suficiente. Batalhamos para termos diferencial de qualidade”, afirmou.
A estrutura de Tatuí deve integrar a rede de hospitais “acreditados” da Unimed no país. A cooperativa soma 24 unidades acreditadas. A acreditação é uma certificação semelhante ao ISO (grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade), mas exclusiva para instituições de Saúde.
Ao falar do hospital, o presidente da Federação Intrafederativa Centro Paulista disse que ele representará um ganho para a clientela e para os médicos que atendem pela Unimed em Tatuí. Nhora Neto falou, ainda, que ele representa uma “grande vantagem competitiva” para a cooperativa e que a “clientela vai reconhecer”.
João Landislau Rosa, presidente do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), afirmou que o investimento denota o crescimento do município e como a cidade vem mudando. Também disse que o hospital abre novos leitos num momento em que o Brasil vem de um registro histórico.
Em dez anos, Rosa afirmou que houve o fechamento de 13 mil leitos no país. Ele considerou o sistema público – e privado – do Brasil como “absolutamente caótico”.
Declarou que, por conta do modelo de cooperativa, a Unimed vem crescendo. O presidente do Cremesp afirmou, ainda, que a cooperativa presta assistência especializada e dirigida pelos médicos dando “alento à saúde da população”.
O médico e diretor presidente da Unimed Tatuí destacou que a luta dos médicos para a construção do hospital. “Quem acompanhou a história da Unimed de Tatuí sabe da dificuldade que foi chegarmos aqui e construirmos essa estrutura. Hoje, o que tenho de fazer é só agradecer”, disse ele.
Balliari participou do descerramento da fita inaugural ao lado das autoridades. Ele também entregou homenagens a funcionários da cooperativa.
A solenidade marcou os 20 anos de fundação da Unimed de Tatuí e terminou com apresentação da banda The Beatles One. Formada em 2003, ela obteve o título de destaque da International Beatle Week, em Liverpool, na Inglaterra.