Unidos de Vila Maria faz homenagem a Tatuí no Sambódromo do Anhembi

Monumento “O Apascentador” é representado no abre-alas da escola de samba

Carro alegórico abre-alas com o “O Apascentador” na avenida (foto: Divulgação)
Diléa Silva

Tatuí foi representada e homenageada na madrugada de sábado, 18, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, pela Escola de Samba Unidos de Vila Maria, durante o desfile do grupo especial do Carnaval paulistano.

Uma representação do monumento “O Apascentador”, do artista plástico e professor tatuiano Josué Fernandes Pires, escolhida na década de 60, como escultura símbolo do Conservatório de Tatuí, foi atração do carro abre-alas da agremiação.

De acordo com a assessoria de comunicação da escola de samba, por meio do carro alegórico, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria homenageou o município e, principalmente, a (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, de Tatuí, que há mais de seis anos é parceira da agremiação.

Estudantes e professores do curso de graduação tecnológica de produção fonográfica já participaram do processo de seleção dos sambas-enredos da agremiação, em anos anteriores e, em 2021, produziram o samba-enredo da escola na Gravadora Experimental da Fatec.

Conforme o presidente da escola de samba, Adilson José de Souza, buscando um símbolo que melhor representasse Tatuí na avenida, a equipe da agremiação decidiu utilizar o monumento “O Apascentador”, que está instalado em frente ao Conservatório de Tatuí, equipamento cultural responsável por um dos títulos mais importantes do município, o de Capital da Música.

“Nós sabemos que Tatuí também é a Terra dos Doces Caseiros e é Cidade Ternura, mas, também é o lugar de maior representatividade da música no Brasil e dentro disso, nós decidimos usar a imagem do Apascentador que, de fato, consegue mostrar a grandeza de Tatuí para o resto do país”, argumentou o presidente.

A homenagem figura como parte do enredo “Vila Maria, Minha Origem, Minha Essência, Minha História! Muito Além do Carnaval”, de autoria de Alemão do Pandeiro, Paulo Senna, Anderson Magrão e Tadeu Gomes, que trata da origem e da história da própria agremiação.

A Unidos de Vila Maria foi a quarta agremiação a entrar na avenida no primeiro dia de desfiles. Com 2.500 componentes, a escola explorou o tema do samba-enredo, interpretado por Wander Pires, em todos os carros alegóricos.

O diretor da Fatec de Tatuí, Anderson Luiz de Souza, conta ter ficado feliz com a homenagem. Segundo ele, “a parceria com a escola de samba dá visibilidade para o município, reafirma as competências de Tatuí como a Capital da Música e reforça a missão institucional da Fatec, de promover pessoas de excelência”.

“Nós todos aqui da Fatec ficamos muito felizes que a escola de samba reconheceu o nosso trabalho e o trabalho dos alunos e professores, no Carnaval de São Paulo, que é o maior espetáculo da folia de Momo no Brasil”, destacou o diretor.