Um pouco de doce e muito de esperança

Depois de três anos – para muitos, com certeza, os mais difíceis de suas existências –, um pouco de doçura promete retornar ao cotidiano, pelo menos no dos tatuianos. Nesta semana, foi anunciada a realização da oitava edição da Feira do Doce, previamente marcada para acontecer entre os dias 7 e 10 de julho.

Conforme informado pelo secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, a programação seguirá todos os protocolos sanitários determinados pelo estado, com a expectativa de uma situação epidemiológica mais positiva até o sétimo mês do ano.

Mais uma vez, a programação contará com quatro dias, incluindo o feriado estadual de 9 de julho, em celebração à Revolução Constitucionalista de 1932.

Sinisgalli lembra que, em 2020, com o cancelamento do evento, a comissão chegou a pensar em aumentar o programa para sete dias, a partir de 2021. Contudo, neste ano, decidiu-se manter a festa em quatro dias.

Conforme Sinisgalli, a intenção em 2022 é aumentar o volume de vendas e fazer desta feira “a melhor de todos os tempos”, aproveitando o movimento do feriado, assim como já ocorrido nas duas edições anteriores.

A sétima edição da Feira do Doce, realizada em julho de 2019, foi considerada “a melhor” em arrecadação e presença de público, movimentando cerca de R$ 840 mil.

O resultado representou aumento de 35,1% no total das vendas em comparação a 2018, quando os expositores contabilizaram arrecadação de cerca de R$ 575 mil.

Conforme relatório da SECTL, durante a sétima edição, os expositores somaram a venda de 348.092 unidades, aumento de 45,3% em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 190.396 doces.

O levantamento divulgado pela secretaria mostrou que, além do crescimento na arrecadação, com o consequente aumento nas unidades de doces vendidos, o evento de 2019 ainda contabilizou público recorde.

Em 2018, cerca de 90 mil pessoas passaram pela Praça da Matriz e, em 2019, a feira atraiu em torno de 96 mil visitantes, crescimento de 6,2%, reunindo não apenas os consumidores habituais, mas, principalmente, novos.

Conforme o secretário, a expectativa da comissão organizadora para a edição deste ano é “a melhor possível”. Para ele, a oitava edição “tem tudo para ser melhor que as anteriores”, por marcar a retomada das atividades turísticas.

A notícia não é apenas positiva a Tatuí porque indica geração de renda e empregos, mas, além disso, é animadora por carregar a expectativa de “dias melhores”, com a pandemia já bem mais contida (graças à vacinação) e, torçamos, ainda com o fim da guerra na Europa, cujos impactos atingem todo o globo de muitas formas – todas trágicas.

Portanto, com esse mesmo sentimento de esperança, o jornal O Progresso já deu início à produção da quinta edição do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”.

A publicação, que teve de ser paralisada durante os dois anos anteriores também em razão da pandemia, retorna agora em 2022, novamente em parceria com a Empresa de Comunicação Tatuí Cidade Ternura.

Também para a publicação, a expectativa é muito positiva, até porque, finalmente, foi-se o tempo em que boa parte dos próprios tatuianos não acreditava no potencial turístico de sua cidade natal – o que não deixa de ser estranho.

Para esses, nem parecia fazer diferença, há poucos anos, existirem aqui a maior escola de música da América Latina (que abriga uma casa de espetáculos fabulosa), um privilegiado aeroclube e o único resort pedagógico do Brasil – só para lembrar alguns dos atrativos locais.

Em pouco tempo, contudo, essa percepção foi sendo mudada, a tal ponto em que, por exemplo, quando se noticia algo sobre o complexo da antiga fábrica São Martinho, a repercussão é imediata, ampla e francamente positiva.

Isso porque, embora (ainda) não na prática, senão de fato, tudo relacionado à São Martinho já é considerado um patrimônio não apenas histórico e afetivo para os tatuianos, mas um espaço de potencial turístico imenso. Algo para o futuro, que um dia há de chegar.

Em breve, o também tão esperado Museu da Imagem e do Som (MIS) de Tatuí deve abrir as portas, já com virtudes para despontar como um dos maiores atrativos locais.

Por tudo isso, já se torna imprescindível a atualização do guia turístico de Tatuí, que nasceu justamente a partir de uma carência da Capital da Música, a qual até 2016 não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e atrativos.

Assim, O Progresso de Tatuí produziu o informativo com todos os prestadores de serviços e empresas das áreas de turismo, lazer, cultura, alimentação e hospedagem do município.

Exclusivo dentro desses segmentos, o guia “Tatuí Cidade Ternura” alcançou grande repercussão, especialmente por servir a duas funções em uma única publicação: como amplo e completo informativo em gastronomia e lazer para os próprios tatuianos e, ainda, por atender aos turistas em busca de informações sobre a cidade.

A publicação, que também tem contribuído concretamente com a divulgação da Capital da Música além das fronteiras locais, integrou o movimento que ajudou Tatuí a ser reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico) do estado de São Paulo.

Ainda, de forma positivamente inesperada, especificamente a partir de 2019, o guia “Tatuí Cidade Ternura” passou a ser utilizado como material de divulgação até pelos profissionais do Uber na cidade, que têm nele um roteiro frequentemente seguido pelos turistas.

Como conteúdo, o guia seguirá apresentando reportagens sobre os principais pontos turísticos locais, além de todos os bares, cafés e restaurantes, hospedagens, festas, eventos anuais e uma especial indicação: todos os produtores de doces, inclusive, os artesanais.

A listagem geral (“gratuita” aos anunciantes) é composta no formato de classificados, à qual são acrescidas as publicidades com informações em detalhes sobre os estabelecimentos, além dos “publieditoriais” (conteúdo sobre as empresas e serviços no formato de reportagem) e dos anúncios tradicionais.

Assim, a publicação se tornou exclusiva na cidade, servindo, realmente, como um guia, vez que não apenas apresenta nomes e contatos dos anunciantes, mas ressalta os pontos turísticos com reportagens. A quinta edição, como em anos anteriores, deve ser lançada justamente na Feira do Doce.