Um Apólogo Contemporâneo

A Pandemia: O Celular e a Máscara

Crédito ilustração: Matheus Nicolas
Autoria: 1°A ensino médio
Escola: “Ary de Almeida Sinisgalli”

Em uma madrugada fria e chuvosa, no final de 2019, na cidade de Laralan, situada no Planeta Terra, em um grande laboratório, um celular disse para uma máscara:
– Você está fora de moda! Ninguém te usa! Apenas aqueles humanos de branco te usam para se enfeitarem na hora de cuidar dos doentes!
– Eu fora de moda? Olha só quem fala! Você é que já saiu fora de moda!

– Será que você não se enxerga dona Máscara? Sou eu que acompanho todos os seres humanos, deixando-os mais bonitos! Além do mais, eles me usam para tirar fotos, para conversar, para gravar; eles me levam para todos os lugares…
A Máscara num súbito o interrompeu:
– Ah! Que importância tem isso!? Quem é que protege os humanos de muitas doenças e vírus senão eu?
– Mas você os sufoca! Além disso, os humanos não gostam de te usar, pois eles se sentem feios! Já eu os deixo bonitos e elegantes!

Enquanto discutiam nisso, muitas coisas estavam acontecendo no Planeta Terra. Os humanos comiam, bebiam, se divertiam, faziam atividades físicas, compravam, negociavam, e ninguém percebia que no laboratório em Laralan, um poderoso vírus havia sido criado.

No mesmo laboratório, sem perceber, um humano derruba uma gotícula do conteúdo de um tubo de ensaio em cima do Celular, fazendo com que uma partícula do vírus caia em sua tela. Nesse mesmo momento o Celular toca e o humano atende uma ligação. Após minutos de conversa, o humano deixa o local e vai para uma festa sem saber que estava infectado pelo poderoso vírus.

Alguns dias após a tão badalada festa, muitos humanos estavam com sintomas gripais, e algum tempo depois, cientistas descobriram que essa gripe se tratava de um vírus mortal chamado Covid-19. Em pouco tempo, essa gripe se tornou uma pandemia e mudou toda a história da humanidade.
Em meio ao grande sofrimento humano, os cientistas foram para Laralan, cidade onde o vírus havia sido criado, para pesquisar uma vacina contra a doença mortal.

No laboratório, a Máscara diz ao Celular:
– Está vendo agora, Senhor Celular? Toda a humanidade está com o vírus por falta de proteção! Quem agora é mais importante e protege todos os humanos contra a Covid-19? Quem é que acompanha os humanos em todos os lugares que eles vão, coladinha ao rosto deles? Pois bem, Sr. Celular, você ainda tem uma chance: para que você não se sinta tão inferior a mim, mostre em seus aplicativos de redes sociais, fotos dos humanos usando Máscaras!

Um Álcool em Gel, com grande experiência na vida complementou ao Celular:
– Quando a vida está em perigo, os valores mudam, e a partir daí não se trata de quem é mais bonito ou importante, mas sim, a vida, o cuidado e a proteção daqueles que amamos!
E os cientistas descobriram a vacina!
Morte à Covid!