Da redação
Pelo menos um tatuiano a cada cinco já presenciou algum tipo de agressão contra mulheres dentro da própria casa. Esse foi o resultado apurado na enquete realizada pelo jornal O Progresso de Tatuí em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) ao longo desta semana.
Conforme a pesquisa, 20% dos participantes responderem “sim” à questão: “Você já vivenciou ou testemunhou alguma violência contra mulher em sua residência?”. Por sua vez, 80% assinalaram o “não”.
A enquete abordou o assunto devido a iniciativa da Câmara Municipal. Assim como já fora solicitado em legislaturas anteriores, os parlamentares voltaram a pedir, no início deste mês, a implementação de uma casa de acolhimento às mulheres vítimas de violência em Tatuí.
Para esta próxima semana, a pesquisa apresenta a vacinação contra Covid-19 como tema.Até o encerramento da semana passada, Tatuí havia totalizado a aplicação de 191.704 doses das vacinas Coronavac/Butantan, Oxford/AstraZeneca, Biontech/Pfizer e Janssen, sendo 100.181 equivalentes à primeira, 81.628 à segunda, 3.092 doses únicas e 6.803 de reforço.
Considerando a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a partir dos dados de 2021, que indica 124.134 moradores em Tatuí, a imunização havia atingido 80,7% da população com a primeira dose e 68,24% com o ciclo completo, somando as aplicações de segunda dose e únicas.
Considerando o avanço da imunização e o retorno acelerado das atividades presenciais, a enquete questiona: “Você acha que a parcela que se recusa a tomar vacina contra Covid-19 deva ser em breve submetida a restrições em locais públicos e de trabalho?”.
A pergunta pode ser respondida, com “sim” ou “não”, até a tarde de sexta-feira, 19. O resultado será publicado na edição de final de semana seguinte, 21.