Neste domingo, 4, às 14h, no teatro “Procópio Ferreira”, acontece o encerramento da edição 2018 do projeto Pensando na Criança, ação cultural do Setor de Artes Cênicas do Conservatório, em colaboração com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
O evento conta com apresentação pública de três trabalhos cênicos e tem a participação de 66 alunos das Escolas Municipais “João Florêncio”, “Prof. Alan Alves de Araújo” e “Núcleo de Educação Básica Municipal Ayrton Senna da Silva” (Nebam).
A Emef “João Florêncio” apresenta o espetáculo “Deu a Louca nos Contos de Fada”, de Leko Nascimento, com direção de Erica Pedro Corrêa Andrade e a participação de 12 alunos.
Eles contam, “de forma divertida e moderna”, a história já conhecida, no imaginário infantil, de uma princesa não tão meiga como nos contos de fadas tradicionais, que fica aos cuidados do mordomo quando os pais saem de férias. “Uma terrível bruxa resolve, em um dia de monotonia, raptá-la, pedindo um valioso resgate. Será que essa história terá um final feliz?”, questiona a produção.
O espetáculo “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado, com direção e adaptação de Adriana Afonso Oliveira e assistência e adereços da aluna de teatro convidada Bruna Rodrigues dos Anjos, é apresentado pela Emef “Prof. Alan Alves de Araújo”.
Dezesseis alunos da escola narram a história do rapto da menina Maribel, aprisionada num sótão onde vive uma família de fantasmas que têm “medo de gente”.
Já o Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” apresenta o espetáculo “O Patinho Feio”, do dinamarquês Hans Christian Andersen, com direção e adaptação de Fernanda Mendes e o músico convidado Noel dos Santos.
A peça, que tem a participação de 38 alunos do Nebam, narra a saga de um suposto patinho que nasceu diferente dos outros. O foco do espetáculo é o respeito às diferenças e à individualidade de cada um.
As apresentações são gratuitas. O teatro “Procópio Ferreira” está situado na rua São Bento, 415, centro.
O projeto Pensando na Criança tem o objetivo de despertar o interesse pela arte cênica como forma de educação, cultura e lazer, nas escolas do município, bem como ampliar o circuito cultural e artístico.
Com coordenação de Fernanda Mendes, o projeto promove o intercâmbio cultural entre o Conservatório de Tatuí e as escolas locais, levando às crianças a linguagem cênica através de jogos teatrais, exercícios vocais e corporais e improvisações.