Três alunas de canto lírico realizam recitais de formatura

627
Merlise Moreira Souza se apresenta sábado, no Salão Villa-Lobos (foto: AI Conservatório)

Três alunas do curso de canto lírico do Conservatório de Tatuí apresentam recitais de formatura neste final de semana. São elas Merlise Moreira Sousa, Cristiane Hashizume e Ana Laura Theotonio, aluna cujo recital de formatura estava agendado para o domingo passado, dia 12, mas precisou ser adiado devido a um problema de saúde vocal. Os três recitais deste final de semana têm entrada gratuita e a coordenação é da professora Cristine Bello Guse.

Merlise Moreira
A soprano Merlise Moreira Sousa se apresenta no salão “Villa-Lobos” às 19h do sábado, dia 18. O repertório inclui obras como “Amo-te muito”, de Alberto Nepomuceno e João de Deus Ramos; “La pastorella dell’alpi”, de Gioachino Rossini e Conte Carlo Pepoli; “Ich Folge Dir Gleichfalls”, de Johann Sebastian Bach; “Erlafsee Op 8 No 3”, de Franz Schubert e Johann Mayrhofer; “Lied der Suleika Op 25 No 9”, de Robert Schumann e Johann Goethe.

O recital de Marlise contará com a participação da mezzo-soprano Luiza Girnos, da harpista Brenda Olivieri, das pianistas Dayane Rodrigues e Lara Oliveira e da narradora Maristela Nicolellis. A professora responsável é Marilane Bousquet.

Merlise é graduada em psicologia pela Unip e o primeiro contato com a música foi na igreja, aos sete anos. Iniciou os estudos de canto lírico em 2012, no Conservatório, com a professora Cristine Bello Guse. Desde 2015, é aluna da professora Marilane Bousquet.

Bolsista do Coro Sinfônico desde 2012, ela tem participado de muitos concertos com obras de grande representatividade, como “Carmina Burana”, de Carl Orff; “Die Schöpfung”, de Franz Haydn; e “Vesperae Solennes de Confessore”, de Wolfgang Amadeus Mozart. É professora de canto na Escola Musika Academia de Música, na cidade de Boituva.

Ana Laura

Ana Laura Theotônio fará recital com o tema ‘Música Vocal Italiana’ (foto: AI Conservatório)

A soprano Ana Laura Theotonio fará recital no auditório da Unidade 2 no domingo, 19, às 16h, com o tema “Música vocal italiana do Barroco ao Romantismo”. Esli Torres fará a narração e participarão também o cantor Felippe Souza e a pianista Dayane Rodrigues.

O programa trará 11 canções e árias de ópera. Entre elas, “Freschi luoghi, prati aulenti” e “Ah, mai non cessate”, de Stefano Donaudy; “E Susanna non vien” e “Dove sono”, da ópera “Le Nozze di Figaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart e Lorenzo da Ponte; e “Pensa”, do brasileiro Antônio Carlos Gomes.

Ana Laura iniciou os estudos de música em 2002, aos oito anos, na classe de violino da professora Ana Lúcia Leite Muzel, no Conservatório de Tatuí. Desde então participou de diversos corais infantis, incluindo o Coro da Boquinha pra Fora, com a regência do maestro Cadmo Fausto.

Em 2010 ingressou na classe de canto lírico da professora Damares Matheus. Em 2012 integrou o elenco da ópera “Orfeu ed Euridice”, de Gluck. Nesse ano passou a ter aulas com a professora e pianista Marilane Bousquet. Também nesse ano ingressou como bolsista no Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, com o qual cantou “Orfeu ed Euridice” e “L’elisir d’amore”, de G. Donizetti, além de integrar vários concertos e festivais.

Solista convidada pela Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, apresentou a ária da Bachiana Brasileira Nº 5, de Heitor Villa-Lobos, em 2016 no teatro “Procópio Ferreira”, e novamente em 2017, no recital “Solo Brasileiro- Viva Villa”, quando interpretou a obra completa: “Cantilena e Martelo”, com a pianista Míriam Braga os violoncelistas Tulio Pires e Elen Ramos Pires.

Cristiane Hashizume

Cristiane Hashizume interpreta obra do professor Fúlvio Ferrari (foto: AI Conservatório)

A soprano Cristiane Hashizume encerra o fim de semana com recital no auditório da Unidade 2, às 18h do domingo, acompanhada da pianista Dayane Rodrigues. O programa terá obras como “How beautiful are the feet of them”, de Georg Friedrich Händel; “Una donna a quindici anni”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Beijaste meus cabelos”, de Camargo Guarnieri; e “Memória”, obra do professor Fúlvio Ferrari, do Conservatório de Tatuí.

Cristiane iniciou os estudos musicais aos 11 anos, no Instituto Musical “Heitor Villa-Lobos”, em Araçatuba. Lá, foi aluna dos cursos de teclado e canto da professora Marinete Capossoli. Em 2011, ingressou na Fatec de Tatuí, pela qual se formou em produção fonográfica. Neste mesmo ano tornou-se aluna do curso de canto lírico do Conservatório de Tatuí, onde é atualmente orientada por Cristine Bello Guse.

Desde então, apresentou-se em diversos recitais, como a Matinê Lírica e a Gala Lírica, e integrou o Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí, sob regência de Cibele Sabioni. Participou da segunda e terceira edições do Encontro Nacional de Canto e da terceira edição do Encontro Nacional de Corais da instituição.

Atualmente é bolsista do Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí, onde integra o naipe de sopranos sob regência de Robson Gonçalves.