Trechos da avenida das Mangueiras, em Tatuí estão interditados para poda de árvores

O primeiro trecho a ser interditado para receber as ações de poda será próximo a entrada do Cemitério Cristo Rei até o Velório Municipal (Foto: AI Prefeitura)
Diléa Silva

A partir desta terça-feira, 28, das 6h às 15h, a avenida Cônego João Clímaco, popularmente conhecida como “Avenida das Mangueiras”, estará interditada para serviços de corte e poda de árvores, informa a Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, em parceria com a Elektro. A interdição acontecerá até à tarde de sábado, 1º de abril, sempre no mesmo horário.

Durante os cinco dias da ação, as intervenções ocorrerão em trechos diferentes da avenida, com o apoio das equipes do Departamento de Trânsito, que orientarão os motoristas que estiverem circulando nas imediações. O primeiro deles, será entre a entrada do Cemitério Cristo Rei e o Velório Municipal, nesta terça-feira, 28.

As atividades – que serão realizadas pela equipe operacional do Departamento de Meio Ambiente – consistem na remoção de galhos secos ou doentes das árvores; poda de levantamento de copa, para a retirada de galhos que interferem no tráfego de veículos e pedestres; e, livramento dos “braços” de iluminação pública que, nos próximos dias, terão suas lâmpadas à vapor, substituídas por lâmpadas de Led.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Paulo Sérgio de Almeida Martins, a medida se dá após a avaliação das condições fitossanitárias das árvores da região e da emissão de um laudo técnico, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), que autoriza os serviços de poda, quando se trata de uma vegetação tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico.

Esta será a segunda intervenção desta natureza no município, que no início de fevereiro, já aconteceu na avenida Dr. Salles Gomes. Em breve, a prefeitura divulgará os dias e locais de outras árvores da região central que também deverão receber os serviços de poda e corte.