O transporte intermunicipal de pacientes de Tatuí para serem atendidos em hospitais de outras cidades ultrapassou a marca dos 55 mil no ano passado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Foram 55.125 pessoas atendidas, 2.371 viagens a mais em relação a 2014. O comparativo com os outros anos também demonstra evolução: 4.278 a mais, tendo como base 2013, e 7.125 a mais que em 2012 – crescimento de 11,5%.
Ou seja, no ano passado, a quantidade correspondente à metade da população tatuiana utilizou a frota municipal para realizar consultas médicas, exames, cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade em centros de referência.
Para o custeio e manutenção da frota, foi destinado R$ 1,5 milhão. Para este ano, a previsão é de um aumento de 26% no investimento, que deve atingir quase R$ 1,9 milhão.
Os números absolutos demons-tram o crescimento progressivo: 48 mil em 2012, 50.847 em 2013 e 52.754 em 2014.
Mais de 30 municípios servem de destino para atendimento na Saúde. As cidades que mais receberam pacientes, no ano passado, em busca de centros de referência, foram Itapetininga, com 11.415 viagens; São Paulo, com 10.306; Jaú, com 3.301; e o distrito de Rubião Júnior, onde está localizado o Hospital das Clínicas de Botucatu, com 2.070.
Somente para Sorocaba foram realizadas 19.693 viagens para consultas, hemodiálise, oncologia e, também, para cirurgias no Banco de Olhos.
“Em um domingo, levamos 25 pacientes para fazer cirurgia de catarata, nesse verdadeiro centro de referência nacional de tratamento ocular. Chegamos até a fazer um terceiro turno para atender aos pacientes que passam por radioterapia após as 18h”, afirmou o diretor da frota, João Carlos Costa, Tico.
Além disso, a Prefeitura garantiu o transporte gratuito à população para outras cidades que são referência em tratamentos, como Barretos, Ilha Solteira e, até, para o Rio de Janeiro.
No Hospital Regional de Ilha Solteira, que fica a 567 quilômetros de Tatuí, é realizado tratamento especializado de câmara hiperbárica – instrumento utilizado para auxiliar e acelerar o processo de cicatrização de ferimentos e queimaduras.
O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou da criação do segundo turno para o transporte de pacientes, o que, segundo ele, “deu maior fluxo ao serviço e melhor qualidade de atendimento à população”.
“Antes, todas as viagens eram agendadas com saída para o período da manhã. Os pacientes que eram atendidos de tarde ou, mesmo, logo após o almoço tinham que ficar o dia inteiro esperando. Há dias que chegamos a ter de três a quatro turnos de viagens, que são agendadas de acordo com os horários de atendimento dos grupos. Eles, agora, esperam menos, têm mais conforto e comodidade”, declarou.
O agendamento para o transporte de pacientes acontece de segunda-feira a sexta-feira, da 7h às 16h. É necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e a guia médica.
Os interessados devem procurar a frota, com pelo menos 20 dias de antecedência. O serviço funciona na rua Alberto dos Santos, 331, na vila Doutor Laurindo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-7377.