“Torneio de Dardos” começa neste sábado e é dividido em fases

563

Começam neste sábado, 24, as disputas locais do “Campeonato de Dardos” realizado pelo TatuiDarts Clube. A competição é dividida em sete fases e é mantida pelas ligas de Tatuí e de Olaria. Na cidade, os jogos acontecem no Grando Sports.

A temporada 2018 começou em Olaria, no dia 20 de janeiro, e segue em Tatuí.

Neste mês, o calendário segue com disputas em fevereiro, pela Liga Olaria, e em março, pela Tatuí. As partidas da segunda etapa já aconteceram na liga de Olaria, no dia 10 deste mês. Em Tatuí, a próxima fase será em 24 de março.

A terceira etapa tem partidas nos dias 10 de março, pela Liga Olaria, e no dia 28 de abril, pela Tatuí. As mesmas ligas voltam a sediar jogos do campeonato nos dias 14 de abril e 19 de maio, nesta ordem, e válidas pela quarta fase.

Os jogos da quinta etapa acontecem nos dias 12 de abril e 26 de junho, pelas ligas Olaria e Tatuí. Já em junho e em julho serão realizados dois abertos da modalidade. O Olaria Open acontece em 9 de junho e o Tatuí Open em 21 de julho.

A sexta etapa da competição tem partidas em 10 de agosto, pela Liga Olaria, e em 18 de agosto, pela Tatuí. Já a sétima reunirá dardistas nos dias 1o de setembro, pela Olaria, e em 29 do mesmo mês, pela Tatuí. As finais dos dois abertos estão programadas, nesta ordem, para os dias 6 e 20 de outubro.

Os vencedores garantem vaga para a Final da LSPD (Liga São Paulo de Dardos). A competição tem encerramento em novembro, em data ainda a ser confirmada.

Os jogos foram confirmados por Nathan Perks, um dos fundadores do clube de dardos e organizador da competição. Segundo ele, as disputas deste ano prometem fortes emoções para quem gosta da modalidade. A avaliação tem como base os resultados de eventos realizados no ano passado.

Conforme o desportista, 2017 foi “excelente para o dardo brasileiro”. Ele refere-se à participação de Diogo Portela, atleta com passagens em eventos de peso, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da modalidade. Portela tornou-se campeão do “Open de Dardos de Tatuí”, no ano de 2012 e não parou mais.

O dardista ingressou no dardo em 2004. Na época, jogava com um amigo. Em Tatuí, ele chegou a conquistar o vice-campeonato e a disputar o Campeonato Paulista de Dardos, da FPD (Federação Paulista de Dardos), por Tatuí.

Até março de 2017, o dardista ocupava a 121a posição no mundo, conforme divulgou o cofundador do clube de dardos do município. Segundo o neozelandês, Portela é o primeiro brasileiro a estar no ranking. O feito é citado pelo desportista como importante não só pelo fato de a disputa europeia contar com a presença de um brasileiro, mas um membro da América do Sul.

Na avaliação de Perks, o desempenho de Portela “abre novas portas para aqueles que desejam ir aos níveis mais altos de dardos”. O organizador disse esperar que o sucesso de Portela inspire muitos dos dardistas a competirem.