Da redação
O cantor e compositor Tom Zé em Tatuí é o destaque entre as atrações de setembro da programação do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Ele se apresenta na próxima sexta-feira, 22, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”.
Para todas as apresentações no teatro, os ingressos, gratuitos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI (https://conservatorio-de-tatui.byinti.com) ou na bilheteria, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
O baiano, com mais de 50 anos de carreira, é considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como tropicália, nos anos 1960.
Autor de obras como “Tô”, “A Felicidade”, “Gene”, “Vai” e “Augusta, Angélica e Consolação”, Tom Zé levou o primeiro lugar no 4º Festival de Música Brasileira, com a canção “São Paulo, Meu Amor”, e teve o álbum “Com Defeito de Fabricação” eleito um dos dez melhores do ano pelo The New York Times.
Mais atrações
Para este mês, o Conservatório de Tatuí anuncia, também, mais música, teatro, master classes e oficinas, além de sessões gratuitas de cinema nacional e internacional.
Além de Tom Zé, há apresentações do Coro, da Orquestra Sinfônica, da Camerata de Violões e da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, com os convidados Mara Campos, Ricardo Herz e Fábio Lima, e a estreia da peça “A Roda”, apresentada pela companhia de teatro da instituição.
Apreciadores da música popular têm também encontro marcado no dia 26, com o concerto do Jazz Combo do Conservatório de Tatuí.
Além da música, o evento será palco do anúncio dos vencedores do 2º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos Compositores, iniciativa que visa estimular a produção autoral, dando oportunidade a novos compositores estrearem suas obras em execução pública. O evento acontecerá no “Procópio Ferreira”, às 20h.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí também marca presença no teatro, às 20h30, com um concerto no dia 27. Sob a regência de Emmanuele Baldini, a orquestra se une ao violinista Ricardo Herz.
A técnica do músico leva ao violino o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim, entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.
No ano de 2021, Ricardo recebeu o Prêmio Profissionais da Música em duas categorias: artista instrumental e autor instrumental.
Já no dia 29, às 20h, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí será acompanhada pelo violonista Fábio Lima. O músico acumula uma série de primeiros lugares em diversos concursos nacionais e internacionais.
Com um canal no YouTube (https://www.youtube.com/@FabioLima) conhecido no mundo todo, o artista soma quase dois milhões de seguidores nas redes sociais.
Para encerrar o mês, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia o espetáculo “A Roda”, dia 30, às 20h.
Sob a coordenação de Miriam Rinaldi, a peça “promete envolver o público em uma experiência teatral única”, conforme a assessoria de comunicação do CDMCC. O evento acontecerá no Teatro “Procópio Ferreira”, com entrada gratuita.
Cine Bibi
O Conservatório segue, ainda, com a programação do Cine Bibi, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro “Procópio Ferreira”, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira).
O drama “O Apartamento” (terça, 19, às 19h30) retrata a história de um casal que, ao ser obrigado a sair do apartamento onde vive, muda-se para um novo, no centro de Teerã, capital do Irã. Um incidente ligado ao antigo morador muda drasticamente a vida do casal.