O Ivoal Direção Hidráulica e o Real Madri FS estão na expectativa para estrear no 55o “Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul”. Representantes de Tatuí na competição, os times ainda não têm data – pelo menos divulgada – para começar a competir.
A tabela divulgada pela organização inclui 49 jogos, sendo todos da categoria principal, mas nenhum deles sendo disputados pelas agremiações tatuianas. Os dois times são veteranos no torneio desportivo, competiram também em 2013.
Conhecido como “Cruzeirão”, o evento é realizado pela Semes (Secretaria Municipal de Esporte) de Sorocaba. Ele conta com patrocínio da FUA (Fundação Ubaldino do Amaral) e é considerado um dos mais tradicionais da região.
O torneio teve início no dia 3 deste mês, com os dois primeiros jogos sendo realizados no Ginásio Municipal “Gualberto Moreira”, no bairro Além Ponte, em Sorocaba. A rodada desta semana (a segunda) segue hoje até este domingo, 16.
A 55ª edição do torneio conta com 244 equipes inscritas, conforme dados divulgados pela organização. A Semes informou, no final do mês passado, que a maioria dos times inscritos está na categoria principal. São, no total, 191 agremiações.
As demais 53 disputarão a veterana (13), quarentão (12), superveterana (13) e feminina (15). A organização divulgou o número total de equipes inscritas no dia 20 de janeiro, quatro dias após o encerramento das inscrições. Os times tiveram até o dia 17 daquele mês para garantir participação.
Neste ano, agremiações de 22 cidades estarão em busca de troféus. Em 2013, quatro times locais disputaram o torneio, sendo três na masculina e um na feminina.
Na masculina, o município esteve representado pelo Ivoal (que também havia jogado no ano retrasado) em competições pela chave “A”; o Real Madri F. S., que esteve na briga pela “B”; e o JE Carregamentos/Café do Posto, na disputa pela chave “C”. Os três times competiram na categoria principal, naquele ano, composta por outras cinco chaves – “D”, “E”, “F”, “G” e “H”.
Na categoria feminina, a Prefeitura de Tatuí brigou com outras 17 agremiações pelo troféu de campeã. As equipes foram divididas em chave única.
De acordo com o regulamento, a competição é disputada pelo sistema de eliminatórias simples para todas as categorias. Como no ano passado, participam, em 2014, times na principal (voltado a atletas nascidos em 1996 e anos anteriores), veterana (nascidos até 1980); quarentão (atletas nascidos até 1974); supervetarana (até 1974) e feminina (em chave única, cujos times tenham atletas nascidas até 1977).
A categoria principal (masculina) é composta por oito chaves, denominadas em grupos (A, B, C, D, E, F, G e H), sendo que as equipes classificadas na edição anterior do torneio serão enquadradas sem sorteio, obedecendo a um critério. O campeão será cabeça de chave do grupo “A”; o vice, do grupo “H”; o terceiro colocado encabeçará o grupo “E”; e o quarto, o “D”.
As equipes vencedoras em seus respectivos grupos serão classificadas para as quartas de final. Elas comporão uma nova chave, denominada grupo “I”, obedecendo a emparceiramento.
Nessa etapa, o time vencedor do grupo “A” disputará com o vencedor do “B”; o vencedor do “C” jogará contra o “D”; o vencedor do grupo “E” fará confronto com o primeiro colocado do “F”; e o primeiro colocado do grupo “G” disputará partida contra o vencedor do “H”.
Os jogos serão norteados pelas regras oficiais adotadas pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). A organização prevê que as partidas aconteçam “preferencialmente à noite”, de segunda a sexta-feira. Em casos excepcionais, elas serão realizadas em “qualquer dia e horário”, respeitando tabela.