Time profissional de basquete passa por consulta preventiva

797
Elenco profissional de Tatuí foi atendido pelo médico Leandro Gregorut Lima
Da redação

Na tarde de segunda-feira da semana passada, 16, os atletas do XI de Agosto/AABT/Tatuí passaram por consulta preventiva, na Clínica Movité, em São Paulo. Eles foram atendidos pelo médico Leandro Gregorut Lima, especialista em medicina esportiva, traumatologia e ortopedia.

De acordo com o técnico da agremiação profissional tatuiana, Júlio Malfi, “contar com um profissional de alto gabarito e que já atuara como médico da Confederação Brasileira de Handebol resulta em aspectos positivos”.

“É muito bom contar com um especialista em medicina esportiva, como Lima. Fizemos um bate-papo e avaliações importantes com os nossos jogadores”, informou o treinador.

“Saímos da clínica totalmente esclarecidos, não apenas em relação aos aspectos físicos, mas também em relação ao comportamento nos treinamentos”, complementou.

Conforme Malfi, “é uma honra contar com a amizade de Lima, pois sempre que precisa, o procura, sendo recebido e atendido de uma maneira ímpar”.

“O esporte brasileiro precisa de pessoas como ele, que estão sempre à disposição e se empenhando, dando o seu melhor para auxiliar os atletas”, atestou.

O XI de Agosto/AABT/Tatuí estava treinando para disputar a Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020. O município, inclusive, recebeu a cerimônia de apresentação da competição, na Associação Atlética XI de Agosto, dia 29 de fevereiro.

No entanto, devido às medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19, o XI de Agosto/AABT/Tatuí não pôde estrear na Copa São Paulo na quinta-feira, 19. A agremiação jogaria em casa, no ginásio do XI de Agosto, às 19h30, diante do Memorial/Fupes/Santos.

Seguindo orientações da Fiba (Federação Internacional de Basquete), da ConsuBasquet (Confederação Sul-Americana de Basquetebol) e da CBB (Confederação Brasileira de Basketball), a FPB (Federação Paulista de Basketball) decidiu suspender os campeonatos realizados por ela, entre os dias 13 e 19 deste mês.

A suspensão, em caráter preventivo, assinada pelo presidente da FPB, Enyo Dauro Lepos Correia, foi divulgada pela entidade no dia 12. Porém, na tarde de quinta-feira, 19, a federação optou por suspender os torneios por tempo indeterminado. A volta da competição será anunciada com pelo menos cinco dias de antecedência.

A primeira edição da Copa São Paulo tem a participação de seis equipes: XI de Agosto/AABT/Tatuí; Memorial/Fupes/Santos; LSB/Flex/PMS, de Sorocaba; Basquete/Garça; Conti Cola/Assis Basket; e Basquete/Unifae/São João da Boa Vista.

As disputas começaram oficialmente no dia 12, véspera do início da suspensão. Jogando em Sorocaba, a LSB/Flex/PMS inaugurou a competição vencendo o Conti Cola/Assis Basket pelo placar de 91 a 79.

Na sexta-feira, 20, a equipe profissional tatuiana encerrou a terceira semana de treinamentos e suspendeu as atividades esportivas. Conforme Malfi, alguns dos atletas retornaram aos municípios das famílias deles, enquanto outros permanecem em quarentena em Tatuí.

O elenco do XI de Agosto/AABT/Tatuí conta com jogadores de São Roque, Ubatuba, São José do Rio Pardo, Lençóis Paulista e Rio de Janeiro, além do treinador, que reside e voltou à capital paulista.

“Por favor, evitem sair de casa nos próximos dias. O controle da proliferação do vírus depende da resiliência de todos”, finalizou Malfi.