Da reportagem
O empate por 3 a 3 com o Tokyo Yakult Swallows, na sexta-feira da semana passada, 30 de outubro, garantiu ao Yomiuri Giants, equipe de Thyago Vieira, atleta profissional de beisebol, o título antecipado da Liga Central da NPB (Nippon Professional Baseball).
O tatuiano participou da décima entrada da partida, eliminando dois adversários e sendo o responsável por arremessar a última bola do confronto, garantindo a igualdade no placar. O jogador rival não conseguiu rebater a bola arremessada por Vieira a 163 quilômetros por hora.
Com o empate, nenhuma das equipes adversárias conseguiria, ao menos, igualar a campanha do Yomiuri Giants na Liga Central, apesar de, naquele momento, restarem sete partidas para a conclusão da temporada regular da NPB.
Após o título antecipado, o Yomiuri Giants fez mais dois jogos consecutivos contra o Tokyo Yakult Swallows, vencendo ambos, pelo placar de 6 a 4, no sábado, 31 de outubro, e 2 a 0, no dia seguinte.
Na sequência, a agremiação defendida por Vieira enfrentou três vezes o Hiroshima Toyo Carp: empate por 2 a 2, na terça-feira, 3; derrota por 5 a 1, na quarta-feira, 4; e revés por 5 a 4, na quinta-feira, 5.
Neste final de semana, dois novos jogos diante do Tokyo Yakult Swallows, completam a participação do Yomiuri Giants na temporada regular. Os confrontos acontecem neste sábado e domingo, 7 e 8.
A equipe do tatuiano é a maior vencedora da Liga Central da NPB, agora com 47 títulos, sendo 20 vezes campeã da “Japan Series”. A conquista garante uma vaga na Japan Series, considerado os “play-offs” da NPB.
Ao término da temporada regular, somente os líderes das ligas Central e do Pacífico se classificam diretamente às semifinais da Japan Series. Os adversários deles serão definidos em confrontos eliminatórios entre os segundos e terceiros colocados das duas ligas.
O time defendido pelo atleta tatuiano, com o título antecipado, lidera a Liga Central, com 65 vitórias, 8 empates e 43 derrotas em 116 partidas, alcançando porcentagem de triunfos de 0,595%. Vieira participou de 27 jogos.
Neste momento, avançariam às quartas de final pela Liga Central o segundo colocado, Hanshin Tigers, com 58 vitórias, 7 empates e 52 derrotas em 117 jogos, e o terceiro colocado, Chunichi Dragons, com 59 triunfos, 5 empates e 54 reveses em 118 partidas.
A classificação da temporada regular da Liga Central ainda apresenta as agremiações Yokohama BayStars, Hiroshima Toyo Carp e Tokyo Yakult Swallows, na quarta, quinta e sexta colocações, respectivamente.
Já na Liga do Pacífico, a primeira posição é da equipe Fukuoka SoftBank Hawks, de maneira isolada, pois a agremiação completou a temporada regular com campanha de 72 vitórias, 5 empates e 42 derrotas em 119 confrontos. A porcentagem de vitórias é de 0,626, superior à do Yomiuri Giants.
O segundo lugar é ocupado pelo Saitama Seibu Lions, que, até então, tivera 58 triunfos, 2 empates e 55 reveses em 115 jogos.A equipe é seguida pelo Chiba Lotte Marines, que, em 117 partidas, conseguiu 58vitórias, 3 empates e 56 derrotas.
A agremiação Tohoku Rakuten Golden Eagles figura na quarta colocação, à frente do Hokkaido Nippon-Ham Fighters e do Orix Buffaloes, que ocupa a “lanterna” da Liga do Pacífico.
Quarto atleta nascido no Brasil a atuar na MLB (Major League Baseball), Vieira deixou a liga norte-americana da modalidade em dezembro do ano passado, quando defendia o Chicago White Sox. A apresentação na equipe japonesa aconteceu no fim de janeiro, ao som da canção infantil “Baby Shark”.
Desde então, o tatuiano participou somente de treinos e partidas amistosas. A temporada de 2020 começaria no dia 20 de março, mas os organizadores adiaram a abertura para 24 de abril. Contudo, o início do campeonato foi novamente suspenso e só começou em 19 de junho.
Devido ao atraso de cerca de três meses, a atual temporada regular da NPB é mais curta. No lugar dos 143 jogos ao longo do ano, cada equipe faz 119 partidas na temporada regular, até este domingo, 8.