Da redação
Resultado de projeto realizado desde 2015, a editora das Testemunhas de Jeová do Brasil, localizada em Cesário Lange, finalizou, recentemente, a versão completa em áudio da tradução do “Novo Mundo” da Bíblia Sagrada.
De acordo com os desenvolvedores, o projeto usou cerca de 560 vozes para tornar os relatos bíblicos “dinâmicos, emocionantes e cheios de vida”.
“Os leitores eram incentivados a estudar a personagem e o contexto do trecho a ser gravado”, detalha Leandro Ramos, um dos participantes da produção.
Ele também conta que as pessoas que participaram da gravação realizavam constantemente pesquisas sobre os textos, além de responderem enquetes – entre as quais teriam de assinalar opções que definiam o sentimento deles naquele momento.
Como exemplo, aponta: “quem sou eu?”, “como estou me sentindo no momento?”, “o que quero alcançar com essa fala?”, “quero motivar, repreender ou consolar?”.
Desta forma, segundo Ramos, os participantes interpretavam os sentimentos das personagens e garantiam a exatidão na pronúncia das palavras e significado do conteúdo. Com isso, conta que o principal desafio da produção foi tornar a leitura “vívida, mas sem dramatizá-la”.
“Esperamos que o áudio ajude os ouvintes a passarem mais tempo em contato com os pensamentos da Bíblia não apenas em situações formais de estudo, mas também em situações informais, como ao limpar a casa, ir para a escola ou para o trabalho”, afirma.
De acordo com ele, a Bíblia em áudio destaca-se também pelo poder de alcance, podendo atingir desde crianças até idosos, além de pessoas com deficiência visual ou que têm dificuldades com a leitura.
Para ouvir a Bíblia completa em áudio, gratuitamente, os interessados devem acessar o site oficial das Testemunhas de Jeová, por meio do “jw.org” e clicar no ícone “Leia a Bíblia on-line”.
Ela também está disponível para download no aplicativo JW Library, disponível nas plataformas: AppStore, Google Play, Microsoft e Amazon. Os Testemunhas de Jeová já produzem a Bíblia em áudio desde 1978. No entanto, na versão incompleta.
A filial da Sociedade Torre de Vigia, designada por Associação das Testemunhas de Jeová, a Betel, ainda produz conteúdos em braile-português e vídeos para a comunidade surda. A primeira Bíblia em braile do país também foi feita pela associação, sendo somente um exemplar, composto por 32 volumes.
A Betel desenvolve trabalho social fornecendo gratuitamente o exemplar para quem possui deficiência visual.