Tenor realiza recital de canto barroco na próxima quinta-feira

279





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Robson realiza recital de conclusão de curso na área de canto lírico

 

O tenor Robson Branco Conceição faz recital de conclusão de curso na área de canto lírico do Conservatório de Tatuí. O cantor apresenta-se em conclusão de aperfeiçoamento em canto barroco nesta quinta-feira, 21, a partir das 18h.

O recital tem entrada franca e acontece no auditório da unidade 2, à rua São Bento, 808. Na ocasião, Robson sob ao palco acompanhado por Lilian Graziela de Oliveira (cravo) e Ana Gabriela Mendoza (baixo contínuo). A orientação é da professora Marilane Bousquet e a coordenação, de Cadmo Fausto. Fazem participação especial os músicos Bruna Antunes e Josevaldo Fortes.

O programa contará com canções de Georg Friedrich Händel e Henry Purcell, ambos compositores que fizeram fama na Inglaterra (e em muitos outros lugares do mundo) nos séculos 14 e 15. Händel, célebre compositor da Alemanha, foi naturalizado cidadão britânico em 1726. Purcell nasceu e faleceu em Londres.

De Händel, serão apresentadas: “Where’er you Walk”, “Love in her Eyes”, “Call forth thy Powers”, “Sound an Alarm”, além de “Comfort’ye/Ev’ry Valley”. Já de Purcell, foram selecionadas as obras “Come all ye Songsters”, “An Evening Hymn” e “I’ll sail upon the Dog Star”.

Os músicos Bruna Antunes e Josevaldo Fortes apresentarão, também de Händel, dois movimentos da obra “Sonate Opus 1 n. 2”.

Conceição formou-se em canto lírico no Conservatório de Tatuí no ano passado, sob a orientação da professora e orientadora vocal Marilane Bousquet. Faz aperfeiçoamento com ênfase em compositores ingleses do período barroco (séculos 17 e 18), mais especificamente, em Händel e Purcell.

Ainda em 2012, formou-se pela Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”, adquirindo o título de técnico em instrumento musical/canto. Durante o período de estudos no Conservatório de Tatuí, participou de três óperas: “Dido e Enéas” (Henry Purcell), “Orfeu no Inferno” (Offenbach) e “Orfeu e Euridice” (Gluck).

Tem participado de festivais como o “Encontro da Canção de Câmara”, do Conservatório de Tatuí e o “Festival de Música Antiga e Música Colonial Brasileira”, de Juiz de Fora. Participou de masterclasses com renomados professores como Chico Campos, Marília Vargas, Martha Herr, Andréia Kaiser, Rosemeire Meira entre outros.

Aluno do curso de licenciatura em música pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) desde 2010, ele tem atuado na área de educação musical com crianças, jovens e adultos. Compõe o Coro do Conservatório de Tatuí como aluno bolsista desde 2007.