A forte chuva que atingiu Tatuí na tarde de sábado, 28, deixou estragos em diversos bairros da cidade. Famílias ficaram desabrigadas, casas foram alagadas e prédios públicos de serviços essenciais foram afetados.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Luiz de Moraes, na manhã deste domingo, 29, diversas equipes estão em campo e ainda fazendo o levantamento dos estragos, em diversos bairros, “mas pelo que já foi levantado, a cidade foi bastante atingida”.
Segundo ele, na região da vila Dr. Laurindo, pelo menos dois serviços essenciais foram afetados, na base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a chuva atingiu equipamentos e suplementos usados no atendimento da população, como medicamentos e materiais de curativo.
“Foi tudo perdido, contaminado pela água”, disse o coordenador. A unidade ainda fazia o levantamento dos prejuízos, na manhã deste domingo, mas, conforme a coordenadora do Samu, Mariana Leme de Campos, o sistema operacional não foi prejudicado e os serviços continuam sendo prestados pelo 192.
Outro prédio atingido é o que abriga a Secretaria de Assistência Social e a sala dos conselhos municipais, a estrutura foi destruída pela força da água. No departamento as perdas também estão sendo contabilizadas.
Conforme Moraes, até sexta-feira, 27, os boletins meteorológicos mostravam a possibilidade de tempo nublado para o sábado, 27 e 9 milímetros de chuva, no domingo, 29, para a região de Sorocaba.
“Seria tranquilo, visto que a quantidade era prevista para a região, contudo, a chuva se adiantou para o sábado e com muito mais força. O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), informou que Tatuí registrou 89 milímetros de chuva, em apenas duas horas, das 17h às 19h, de sábado”, disse o coordenador.
Moraes apontou que houve estragos generalizados na cidade. “Diversos bairros sofreram prejuízos e eu estou com várias equipes espalhadas fazendo levantamentos, vistorias nas edificações e, em conjunto com outras secretarias, também fazendo a limpeza das ruas e desobstruindo as passagens”, informou.
Ainda conforme a Defesa Civil, até a manhã deste domingo, pelo menos nove famílias, precisaram ser retiradas das casas, por questão de segurança e foram abrigadas em moradias de parentes. Somente na região da vila Menezes (próximo ao CEU das Artes), cinco casas foram atingidas pela chuva.
“Agora estamos nos mobilizando para tentar atender a população e oferecer o auxílio necessário às pessoas que foram prejudicadas pelo temporal”, concluiu o coordenador da defesa civil.
Na tarde de sábado, moradores registraram imagens dos estragos. Diversos vídeos foram gravados na região da vila Dr. Laurindo, um deles mostra a base do Samu tomada pela água. O estacionamento de um supermercado e o terminal rodoviário também ficaram alagados com a tempestade.
Na mesma região, perto da Praça Ayrton Senna, moradores registraram diversos transtornos durante a chuva. Um deles gravou vídeo dizendo ter visto móveis, cadeiras de bar e até geladeira sendo levados pela enxurrada. Outro registro mostra um carro levado pela água.
Imagens ainda mostram carros sendo arrastados e estragos em outras regiões como na avenida Coronel Lúcio Seabra onde a rua ficou alagada e teve parte do asfalto arrancada, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.