Ongs e entidades mobilizam campanha para ajudar vítimas da chuva em Tatuí

Ações visam arrecadar móveis, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal

Organizações não governamentais, entidades e associações tatuianas iniciaram, neste domingo, 29, diversas campanhas de arrecadação de donativos para ajudar as vítimas da chuva que atingiu Tatuí na tarde de sábado, 28.

Logo de manhã, moradores reuniram-se na sede da Associação Renascer Tatuiense, conhecida como Clube Renascer da Terceira Idade, na vila Dr. Laurindo (um dos mais atingidos), para limpar o local. Água e terra invadiram o espaço causando diversos estragos.

Conforme a direção do clube, no local, estão precisando de doações de água sanitária, pano de chão, rodos, vassouras e outros produtos de limpeza, além da ajuda de voluntários para retirar a sujeira e os materiais levados para dentro do clube durante o alagamento.

No Fusstat (Fundo Social do Solidariedade) funcionários e voluntários se reúnem neste domingo, a partir das 14h para arrecadar donativos e encaminhá-los às famílias que estiveram na lista da Defesa Civil entre as vítimas da chuva.

De acordo com a presidente do Fusstat, Regiane Oliveira Rosa Cardoso, a sede – que fica na Praça Martinho Guedes, 12, centro – ficará aberta todos os dias das 8h às 22h para receber os donativos.

A presidente pede a doação de alimentos, água, produtos de higiene, materiais de limpeza, roupas de cama, móveis, colchões e outros itens necessários para ajudar as famílias. Segundo ela, muitos perderam tudo que tinham dentro de casa.

“Vamos arrecadar tudo o que pudermos para repassar às vítimas da chuva. O prefeito (Miguel Lopes Cardoso Junior) deve se reunir hoje a tarde com os secretários municipais e, com um levantamento das famílias afetadas, já vamos entregar as doações, conforme forem chegando”, declarou Regiane.

Outra organização que divulgou estar arrecadando donativos é a “SOS Tatuí – Nós por Eles”. O projeto social, sem fins lucrativos, visa ajudar às famílias em situação de emergência e pede ajuda para “socorrer” às vítimas.

Eles estão arrecadando cestas básicas, água, produtos de limpeza, roupas e eletrodomésticos para destinar às famílias. Os pontos de coleta da campanha ficam na rua Josefina Minguini, 40, centro e na rua Batista Realli, 2.186, Jardim Lucila.