Teatro ‘Procópio Ferreira’ recebe a ópera ‘A Moreninha’ no domingo





Divulgação

Espetáculo será encenado no ‘Procópio Ferreira’ e terá entrada franca

 

O teatro “Procópio Ferreira” sedia neste domingo, 30, a partir das 19h, apresentação de “A Moreninha – Ópera em 2 Atos”. O espetáculo terá entrada franca, à rua São Bento, 415.

Financiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) ICMS da Secretaria de Estado da Cultura, a montagem tem apresentações em oito municípios do interior de São Paulo.

A realização é da Associação Amigos Mahle. Além de Tatuí e Rio Claro – onde a ópera estreou no início deste mês –, recebem o espetáculo os municípios de Americana, Limeira, Campinas, Jundiaí, Cosmópolis e Espírito Santo do Pinhal.

Depois de duas décadas da última montagem e 30 anos após a composição da obra, o espetáculo volta a circular, levando aos palcos do interior paulista a história romântica de dois jovens, Augusto e Carolina, baseada no clássico da literatura assinado por Joaquim Manoel de Macedo.

“É uma obra que os mais novos costumam gostar, pois tem personagens jovens, é romântica, tem um figurino de época, que está muito bonito”, disse Cidinha Mahle, coordenadora do espetáculo.

A obra musical é assinada pelo maestro Ernst Mahle, que também faz a regência na apresentação. O libreto foi composto por José Maria Ferreira (1941-1991).

Segundo Cidinha, o espetáculo atual conta com cantores que estiveram na primeira montagem, como Solange Siquerolli, “que fez a Moreninha no passado e agora interpreta a Dona Violante”.

Segundo Mahle, “A Moreninha” é sua segunda ópera. “Ela é um pouco menor que as outras, o que facilita na hora da montagem e circulação”, destacou. A estreia da obra aconteceu na cidade de Bonn, na Alemanha, em 1980.

A montagem atual do espetáculo tem como diretor de cena o também cantor Paulo Barros. Cenário e adereços são de Noberto Vieira, também cantor. O grupo de 22 músicos é formado por membros da Camerata Mahle e por amigos e ex-alunos do maestro Ernst Mahle.

No elenco, estão: Raissa Amaral (Carolina, “A Moreninha”), Samuel Valli e Caio Duran (Augusto), Solange Siqueirolli (soprano – avó de Carolina), Antonio Pessotti (Fabrício), Rafael Novello (Leopoldo) e Jorge Trabanco (Felipe).

Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que funciona de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias de eventos, a partir das 18h. Mais informações: 15 3205-8444.