Tatuianos disputam regional da “Olimpíada de Robótica”

296
Alunos da Escola do Sesi participarão de competição nesta quarta
Publicidade

Alunos de 151 equipes do Sesi (Serviço Social da Indústria), de São Paulo, disputarão a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A segunda bateria de competições será realizada nesta quarta-feira, 14, na unidade da cidade de Avaré, e terá a participação de uma equipe do serviço social de Tatuí.

As últimas provas desta etapa serão realizadas em agosto. No total, as 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares seguirão para a final da etapa estadual. Essa fase acontecerá em São Bernardo do Campo, no mês de setembro.

Na competição, os estudantes têm a missão de simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por, no máximo, quatro pessoas, estudantes do ensino médio.

O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a inteligência artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram início em 1978 e, atualmente, são apoiadas pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Os eventos também recebem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Ministério da Educação, e acontecem em parceria com a FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Publicidade

A introdução da ciência e da tecnologia na rede Sesi iniciou-se em 2008, no segundo ciclo do ensino fundamental (do 5o ao 9o ano), para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica.

Publicidade