Alunos de 151 equipes do Sesi (Serviço Social da Indústria), de São Paulo, disputarão a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A segunda bateria de competições será realizada nesta quarta-feira, 14, na unidade da cidade de Avaré, e terá a participação de uma equipe do serviço social de Tatuí.
As últimas provas desta etapa serão realizadas em agosto. No total, as 60 melhores equipes de escolas públicas e particulares seguirão para a final da etapa estadual. Essa fase acontecerá em São Bernardo do Campo, no mês de setembro.
Na competição, os estudantes têm a missão de simular um ambiente de desastre cheio de obstáculos, no qual o resgate das vítimas deve ser feito por robôs completamente autônomos, controlados pela plataforma Arduino. As equipes são formadas por, no máximo, quatro pessoas, estudantes do ensino médio.
O desafio é baseado nas regras da RoboCup Júnior, organização internacional criada para promover a inteligência artificial e a robótica. No Brasil, as olimpíadas científicas tiveram início em 1978 e, atualmente, são apoiadas pelo MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
Os eventos também recebem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Ministério da Educação, e acontecem em parceria com a FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A introdução da ciência e da tecnologia na rede Sesi iniciou-se em 2008, no segundo ciclo do ensino fundamental (do 5o ao 9o ano), para promover a formação do espírito científico entre os estudantes. Atualmente, os alunos do ensino médio também têm a oportunidade de participar de torneios de robótica.