Da reportagem
O lutador tatuiano Diego Jesus, atleta do Centro de Treinamento Ariston França, venceu luta de muay thai, no sábado, 22, válida pelo evento “Pairojnoi Muay Thai Stadium”, em Piracicaba (SP).
O atleta competiu na categoria até 70 quilos, contra Bruno Gibi, da equipe In Fight, e venceu por decisão unânime dos juízes. Segundo o lutador Ariston França, responsável pela academia de MMA (artes marciais mistas) tatuiana, Jesus “deu um show à parte e dominou a luta do início ao fim”.
Além de Jesus, a equipe local foi representada por outros três lutadores: Rafael Camargo, na categoria até 66 quilos; José Diniz, na disputa até 68 quilos; e Wesley Moraes, até 70 quilos. Rafael Cachoeira também lutaria, porém, machucou-se recentemente e teve de deixar a competição.
A luta entre Diniz e Alan Biscoito, do CT Porto, terminou empatada. Ariston afirmou ter sido a luta mais dura da equipe. Diniz perdeu o primeiro round, mas ganhou o segundo. Após disputa equilibrada no terceiro round, os juízes decidiram pelo empate no embate.
Camargo e Moraes acabaram derrotados por dois lutadores da equipe do Inside Edy Santos. Diante do atleta Thierry Araújo, Moraes perdeu o confronto no primeiro round, por nocaute técnico.
O adversário de Camargo foi Renam Cardoso. França afirmou que Camargo dominou a luta toda, porém, sofreu um “knockdown” (cair após um golpe e abertura de contagem) no segundo round, determinando a derrota do tatuiano por decisão dividida dos juízes.
Conforme França, o evento ocorreu “de forma satisfatória e em um nível técnico excelente”. O responsável pela equipe parabenizou os organizadores, “que fizeram com que o evento fluísse de forma excelente”.
Os quatro lutadores retornaram aos treinamentos na academia de MMA na segunda-feira, 24, visando à participação na primeira edição do “AFC (Americana Fight Combat)”, em Americana, agendada para 26 de junho, um sábado, com lutas de MMA, muay thai e K1. Além deles, outros atletas tatuianos devem competir no evento.
As lutas em Piracicaba marcaram o retorno dos atletas do centro de treinamento em uma competição oficial de luta após 16 meses. O Pairojnoi Muay Thai Stadium foi o primeiro evento com participação da equipe desde o início da pandemia, em março de 2020.
O último evento do qual o centro de treinamento havia participado aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro do ano passado. Cinco lutadores tatuianos competiram no “Mundial No Gi”, entre os quais quatro conquistaram medalhas.
A disputa internacional de jiu-jitsu, na modalidade “natural submission fight” (luta de submissão natural, em tradução livre), foi realizada pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), no Ginásio “Mauro Pinheiro”, no Ibirapuera, em São Paulo.