Da redação
Com a queda na temperatura, a prefeitura iniciou na quarta-feira, 28, um plano de ação emergencial de acolhida. Até os dias em que o frio intenso persistir, sempre das 20h às 23h, todas as pessoas que se encontrarem em situação de rua em Tatuí serão abordadas e acolhidas.
Uma equipe formada pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, Guarda Civil Municipal (GCM) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) sai pelas ruas oferecendo pernoite e alimentação.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a ação faz parte da operação “Acolhida Emergencial”, traçada a partir de um alerta de frio intenso para estes dias na região, emitido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Os detalhes da ação foram definidos na segunda-feira, 26, no novo paço municipal, em reunião com o vice-prefeito e o secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Miguel Ângelo de Campos, o diretor de segurança pública, Francisco Carlos Severino, o coordenador da Compdec, Sérgio Luiz de Moraes, e a representante do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Renata Rocha.
A prefeitura solicita o apoio da população para que, ao identificar alguma pessoa em situação de rua, ligue para a Guarda Civil Municipal, nos telefones 153 ou 199, para que todos possam receber ajuda.