Tatuí tem visita de grupo da Amitesp e apresenta reivindicações turísticas

26
Reunião com a diretoria da Amitesp no paço municipal (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da reportagem

O Departamento Municipal de Turismo, órgão da Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, recebeu na quinta-feira, 11, a visita do novo presidente da Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Murilo Pinheiro Ramos, atual prefeito de Nazaré Paulista.

A comitiva, composta ainda pela diretora técnica, Waldirene Ricanelo e pelo assessor Aurélio Pinheiro, foi recepcionada no paço municipal pelo secretário Cassiano Sinisgalli, da SECTLJ, pelo secretário do Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, e pelos turismólogos da prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho.

De acordo com Sinisgalli, a pasta pediu a visita do novo presidente para “estreitar” o relacionamento do município com a Amitesp e apresentar reivindicações à associação com foco no crescimento turístico.

Na ocasião, o presidente explicou que a diretoria da entidade tem visitado vários MITs (Municípios de Interesse Turístico), visando colher sugestões e ouvir as demandas de cada cidade e região.

Sinisgalli – que também é interlocutor regional da Microrregião Turística Raízes do Interior Paulista – disse ter aproveitado a visita para explicar as características similares das cidades que compõem a microrregião, e ainda protocolou uma carta com sugestões à associação.

Publicidade

A microrregião é formada por dez municípios, sendo quatro MITs (Tatuí, Boituva, Cesário Lange e Laranjal Paulista) e seis que possuem potencial para alguns segmentos turísticos (Quadra, Pereiras, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho).

“Colocamos diversos pedidos e algumas sugestões para que a Amitesp possa ajudar a fomentar o turismo pelo interior paulista, além de estreitar os laços de fortalecimento junto aos MITs”, contou o secretário.

Segundo Sinisgalli, a diretoria da Amitesp elogiou as sugestões e afirmou que “todas são bem-vindas, para que a associação possa sempre representar os interesses dos municípios associados junto ao governo do estado de São Paulo, pela Secretaria de Turismo do estado de São Paulo”.

Por fim, Ramos enfatizou aos secretários a importância de investir no “fomento ao turismo como ferramenta de desenvolvimento e movimentar a geração de renda e de empregos, buscando maximizar as vendas no comércio local, a arrecadação de impostos e incentivar o empreendedorismo”.

Após a reunião, Sinisgalli acompanhou a diretoria da Amitesp durante um roteiro turístico junto aos atrativos de Tatuí. Após conhecer o potencial da cidade, a comitiva seguiu para uma técnica nas cidades da microrregião.

(foto: AI Prefeitura)

Referência

Sinisgalli ainda apontou que Tatuí é um MIT tido como referência, pela Amitesp, para outras cidades que pleiteiam o título de Município de Interesse Turístico, principalmente por ter sido uma das primeiras a ser classificada.

Por conta disso, o secretário e os turismólogos municipais receberam, na manhã do dia 3, representantes da prefeitura de Serrana – cidade da região de Ribeirão Preto, em busca do reconhecimento como MIT.

A equipe -formada pelodiretor chefe da Casa Civil, Edimilson Alves Jabá; pelo diretor de turismo, Rodrigo Monteiro de Souza; e pelo chefe de turismo, Vanderson Montanari – veio para Tatuí acompanhada da diretora técnica da Amitesp, Waldirene Ricanelo.

Segundo Sinisgalli, Waldirene sugeriu a visita após Serrana ter confirmado adesão à associação, “para que a equipe pudesse obter conhecimento sobre o processo de elevação e ter informações técnicas que possam ajudar a cidade”.

O secretário municipal e os agentes de turismo Rafael Halcsik Coutinho, Jean Vinicios Sebastião e Ana Stela das Dores apresentaram aos gestores de Serrana todas as experiências, os benefícios e as burocracias que fazem parte da rotina dos MITs.

A comitiva também visitou alguns pontos turísticos de Tatuí, entre eles, a praça Martinho Guedes (Praça da Santa)- revitalizada com recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) -, o Conservatório de Tatuí, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, o futuro Museu da Imagem e do Som (MIS), o Centro Cultural, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e uma tradicional doceria da cidade.

Publicidade