Tatuí receberá exposição do Museu da Língua Portuguesa em fevereiro

1089
Secretário acompanha visitantes em avaliação técnica do museu (foto: AI Prefeitura)

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” receberá, no início de 2018, o projeto itinerante do Museu da Língua Portuguesa. A “vernissage” acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2018 e a exposição ficará aberta ao público até 25 de março.

De acordo com a Prefeitura, mais informações sobre o atrativo serão disponibilizadas no início de 2018.

No dia 5 de dezembro, o secretário de Cultura e Turismo, Cassiano Sinisgalli, e o diretor de Cultura, Rogério Vianna, receberam no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a visita de Sílvia Landa, da empresa de projetos culturais Arquiprom, e de Ana Cláudia Avalone, do Grupo CCR-SPVias, uma das empresas financiadoras do projeto “Estação da língua portuguesa itinerante”, via Lei Rouanet. A visita técnica foi para deliberar sobre o espaço onde Tatuí irá receber o projeto.

A exposição tem uma grande escultura que apresenta o Museu da Língua Portuguesa, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação com as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorre o descobrimento do Brasil. Esta seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

Em outra área expositiva é reproduzido parte de outra ala consagrada no Museu da Língua Portuguesa: a linha do tempo, com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas “touchscreen”, que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproxima do fim em um painel em forma de quebra-cabeça, que apresenta um vídeo baseado em entrevistas especiais. O vídeo permite confrontar, e mesmo sugerir, uma conversa ressaltando as particularidades linguísticas dos estados brasileiros.

O módulo final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – “Culinária” e “Danças” – que faziam parte da estrutura da Grande Galeria do Museu, na Estação da Luz.

Externamente será criado um elemento cenográfico que servirá para atrair o público e iniciar a visita, em um espaço público ao ar livre, onde o percurso se inicia.