Da redação
Neste mês, em que se celebra o Dia do Livro e da Literatura Infantil, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realiza diversas atividades culturais gratuitas e abertas à população.
Na segunda-feira, 3, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” abre o período de inscrição para o 21º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal. A inscrições seguirão até 17 de maio.
Também haverá o lançamento da obra “O Livro dos Nomes”, de Raquel Prestes, pela editora Casa, às 9h, na Biblioteca Municipal.
Nos dias 4 e 5 (terça e quarta), das 13 às 19h, o Centro Cultural de Tatuí sediará o bazar “Páscoa Mágica Fusstat”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.
De 6 a 9, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, haverá a Feira de Artesanato “Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos.
Na Sexta-Feira Santa, 7, às 19h, na Concha Acústica “Maestro Spartacco Rossi”, da praça Antônio Prado, acontece o espetáculo “Paixão de Cristo”, da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular.
No sábado, 8, das 9h às 12h, a Praça da Matriz recebe a Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, e, às 11h, tem o Projeto Música na Praça, com a banda Hereditários.
No mesmo sábado, às 16h, o canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” exibe no Youtube (https://bit.ly/3rebu51) o documentário “Era Tanta Ternura que Virou Doce”, de Cristina Siqueira, e, às 19h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes) recebe a gravação “RBC”, de Elvis Mendes Leal.
No domingo, 9, às 14h30, a Praça da Matriz recebe show com Tiago Augusto, Yuri Gonaga e Gabriel Stroi, parte da Feira de Artesanato “Capital da Música”, e, das 9h às 17h, o MHPS oferece o último dia da exposição “Ilustres Tatuianos”, homenagem a Therezinha de Oliveira Pinto.
No dia 11, o MHPS inicia o projeto “Curiosidades do Acervo – Direto do Túnel do Tempo”, do Setor Educativo do Museu. A ação vai até o dia 30, das 9h às 17h, de terça a domingo.
Na quarta, 12, às 19h, haverá mais uma edição do projeto “Tradição e Raiz”, dessa vez, com show de Bernardino e Gilmara, na Feira da Lua, da praça Ayrton Senna,
Na sexta, às 18h30, o MHPS apresenta o espetáculo “Dos Tempos de Setúbal”, de Jessé Jackson de Souza Ramos. No dia seguinte, 15, às 15h, o museu terá uma tarde de autógrafos do livro “Cinema é Sonho”, de Felipe Abramovictz, com homenagem a Expedycto Lyma.
Ainda no sábado, 15, às 11h, tem apresentação do Grupo de Viola Caipira de Porangaba, na Praça da Matriz, pelo “Música na Praça”. Já no domingo, o Largo do Mercado recebe o projeto “Tradição e Raiz”, às 9h30, na feira livre, com cururueiros de Tatuí.
Na semana de 17 a 20 (segunda a quinta), das 7h30 às 15h30, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, promoverá o projeto “Abril Literário”, em homenagem ao mês do livro, com a contação de história “Um Tatu de Histórias”, com a escritora Raquel Prestes e participação dos alunos da Emef “Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”.
Na sexta-feira, 21, às 9h, o canal do Museu no Youtube exibe o projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua – Estação Ferroviária”, de Emerson Henrique Dias Pontes.
No sábado, 22, às 11h, a Praça da Matriz tem mais uma edição do “Música na Praça”, com apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.
No domingo, às 9h, o canal do Museu no Youtube exibe mais um capítulo do projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua – Fábrica São Martinho”, de Emerson Henrique Dias Pontes.
No domingo, às 12h, o Recinto de Eventos do Lar Donato Flores receberá o evento cultural e turístico “Tatuí da Festa de São Jorge”, com edição especial do projeto “Tradição e Raiz”.
Na terça-feira, às 9h, é dia da exibição do projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua – Basílica Nossa Senhora da Conceição”, de Emerson Henrique Dias Pontes, no canal do MHPS, no Youtube.
Às 10h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” promoverá a palestra “Inclusão é Ação”, com Vade Manoel Ferreira, secretário-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD), e, às 17h, o Centro Cultural tem mais uma edição do projeto Rodas de Choro, do Conservatório de Tatuí.
Na quinta-feira, 27, às 9h, o MHPS exibe o projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua – Escola João Florêncio”, de Emerson Henrique Dias Pontes, e, na sexta-feira, 28, às 19h, tem a Noite da Seresta com Ternura, em homenagem a Ademar Machado.
No dia 28, às 19h, a Praça de Alimentação municipal receberá mais uma edição do projeto “Happy Hour Musical”, com apresentação do Grupo Ki Presença.
No dia seguinte, 29, às 9h, o canal do museu exibe o projeto “Urbanizando Arte – Um Manifesto de Rua – Museu Paulo Setúbal”, de Emerson Henrique Dias Pontes, e, às 11h, a Praça da Matriz, terá apresentação da banda Ruby Woo, pelo “Música na Praça”.
No domingo, 30, haverá a performance teatral “A Presença da Ausência”, de Alessandra Carlos Gonçalves, com sessões às 15h e às 18h, no CEU das Artes.
Durante o todo o mês de abril, até o dia 28 de maio, das 9h às 17h, de terça a domingo, o museu ainda oferece a exposição “TIJOL – Movimento Artístico Baseado no Tijolo Baiano”, de Binho Vieira.