Tatuí realiza a 1ª Semana Municipal da Juventude até o dia 22 de agosto

Abertura do evento inédito é promovida na Escola Estadual “Barão de Suruí”

0
Autoridades presentes na abertura da Semana Municipal da Juventude (foto: Diléa Silva)
Publicidade
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove entre estes dias 17 e 22 a 1ª Semana Municipal da Juventude, com diversas atividades presenciais e virtuais com transmissão ao vivo em redes sociais.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, na Escola Estadual “Barão de Suruí”, com o “Rolê na Escola”, tendo como tema a “saúde emocional”. Na ocasião, autoridades, alunos e professores participaram de roda de conversa.

O evento, restrito a alunos e convidados, contou com apresentação virtual da Big Band do Conservatório de Tatuí e a presença do subsecretário da Juventude do estado de São Paulo, Luís Chrysostomo de Oliveira, do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e do secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

Também estiveram participando do evento o presidente do Comujuta (Conselho Municipal da Juventude de Tatuí) e conselheiro tutelar, Willian Alexandre da Silva, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Bertolacini Batista, além de vereadores e outras autoridades.

A semana foi instituída por lei municipal e tem a intenção de “focar na importância do protagonismo do jovem na sociedade e dar espaço para que o público juvenil seja ouvido”.

Publicidade

“Muitas vezes, o jovem não é ouvido. Então, queremos dar espaço para que eles tenham voz e sejam reconhecidos como parte da sociedade, além de poder nos ajudar a construir políticas públicas a favor das necessidades deste público”, declarou o presidente.

A semana celebra o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, conforme determinado por resolução da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1999.

“Este é o primeiro evento produzido pelo Comujuta para oferecer um espaço onde os jovens possam explanar as ideias e necessidades deles. Preparamos uma semana repleta de atividades voltadas especialmente aos jovens”, apontou Silva.

A programação continua nesta quarta-feira, 18, no Centro Cultural de Tatuí, que receberá, às 18h, o bate-papo “Fala Comjuta”, com o tema “Novo Normal – Efeitos da Pandemia, Família e Preconceito”.

Os interessados em participar presencialmente do evento devem se inscrever, antecipadamente, pelo link https://bit.ly/2UbIcbj. É possível, também, acompanhar a transmissão ao vivo no Facebook da Secretaria de Juventude.

Como parte da semana, o humorista Paulo Santiago e convidados apresentarão o stand-up “Veja pelo Lado Bom”, no CEU das Artes. O show, que acontecerá na quinta-feira, 19, às 19h, será aberto ao público, porém, com reserva antecipada pelo telefone (15) 99707-4669.

Na sexta-feira, 20, às 19h, também no CEU das Artes, será realizada, presencialmente, a oficina “Rimas, Batidas e Consciência”, composta por workshops de hip hop, DJ, batalha de rima, “bit box” e de “b-boy”.

Das 14h às 17h de sábado, 21, na Praça da Matriz, acontecerá o “Rolê na Praça Sunset”. A juventude terá acesso a batalhas de rima, basquete “3 x 3”, batalhas de “b-boys” e “low ride”.

Por fim, a 1ª Semana Municipal da Juventude se encerrará com o “Grafite no Cedéga”, na pista de skate do bairro CDHU, no domingo, 22, às 9h.

Todos os eventos serão realizados seguindo os protocolos sanitários e de segurança para a prevenção e o combate à Covid-19. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-2127.

Publicidade