Da reportagem
Neste sábado, 20, Tatuí promove de forma inédita a entrega da “Medalha Mérito Zumbi dos Palmares”. A ação faz parte da programação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e será realizada no plenário da Câmara Municipal de Tatuí, às 10h.
De acordo com o professor José Mesquita dos Santos, idealizar do evento, a “Medalha” objetiva premiar personalidades físicas ou jurídicas que tenham se destacado por ações e serviços relevantes no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial.
A honraria também é um reconhecimento aos moradores e ativistas que trabalham pela valorização da cultura afrodescendente e pelo fim do preconceito e do racismo, em diversos setores do município.
“Pela primeira vez, entregaremos a medalha pela resistência do racismo estrutural, institucional e cultural sentida por nós. A intenção é desatar os nós que existem acerca do assunto no município, região, estado e país”, declarou o professor.
Mesquita informou que, ao todo, serão distribuídas 60 medalhas. Serão homenageadas pessoas ou entidades das áreas cultural, social, política, esportiva e religiosa que atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
Os premiados com a medalha foram indicados, por ativistas envolvidos na organização do evento, pelo trabalho realizado no município.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. A data foi criada em 2003 e incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei 12 519, de 10 de novembro de 2011.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação e contra o sistema escravista.
O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira.
A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Em Tatuí, além da entrega inédita da “Medalha”, acontecerá o II Sarau Afro “Expedições Quilombolas”, da Agência “Akoma Projetos Culturais”, que homenageará a escritora Conceição Evaristo, em comemoração ao mês da Consciência Negra.
O evento será transmitido pelas redes sociais, por meio do Facebook (https://bit.ly/3wymnBo) na terça-feira, 30, às 18h.
O sarau será baseado na frase de Conceição: “A vida vai ressurgir copulando só afetos”, e contará com a participação do premiado poeta e cineasta Akins Kintê, que retornará a Tatuí para algumas sessões de poesia.
Em virtude da pandemia de Covid-19, a “Akoma”, que tem direção de Rosangela Lourenço, preparou uma série de ações “em que o afeto poético em formato material e virtual serão disponibilizados à população tatuiana”, como o “Kit Afeto Poético Antirracista”, ofertado pela Zungueira – Identidade Africana.
A agência Akoma Projetos Culturais foi contemplada no edital de cultura 2/2020, recebendo recursos da lei federal 14.017/2020, LAB (Lei Aldir Blanc), por meio do decreto municipal20.657, de 16 de julho de 2020.