Mais
    Início Cidades Tatuí promove 3ª Virada Inclusiva pelo Dia da Pessoa com Deficiência

    Tatuí promove 3ª Virada Inclusiva pelo Dia da Pessoa com Deficiência

    Diversas atividades estão programadas para os dias 2 e 3 de dezembro

    Campanha “É Só um Minutinho” faz parte da programação da “Virada” (foto: AI Prefeitura)
    Da reportagem

    A terceira edição da Virada Inclusiva em Tatuí, evento que oferece atividades acessíveis e gratuitas voltadas à cultura e lazer entre pessoas com e sem deficiência, será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro.

    A “Virada” conta com uma semana de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado em 3 de dezembro) e inclui ações educativas e palestras.

    De acordo com Vade Manoel Ferreira, integrante da diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e coordenador da Apodet (Associação das Pessoa com Deficiência), a Virada Inclusiva não é uma ação para pessoas com deficiência, mas um evento aberto, para que pessoas com e sem deficiência possam participar.

    A Virada Inclusiva é organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e faz parte do calendário oficial de eventos do estado de São Paulo desde 2014, conforme a lei 15.424.

    O evento local será realizado pela prefeitura, por meio das Secretarias de Educação; de Trabalho e Desenvolvimento Social; de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; de Segurança Pública e Mobilidade Urbana; e de Saúde, através do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

    A ação ainda conta com apoio de organizações sem fins lucrativos, da iniciativa privada, do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e do Instituto Mara Gabrilli.

    A programação começa no dia 2 dezembro, das 9h às 12h, com estandes disponíveis para a população na Praça da Matriz. Segundo Ferreira, no do CMDPD, serão distribuídos materiais informativos e no da Apodet, acontecerão apresentações artísticas, dinâmicas em Braille e divulgação das atividades da organização.

    No estande da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), ainda haverá dinâmicas diversas.Já noda Secretaria de Saúde, o Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoverá a “Terapia do Brincar”.

    No da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, será realizada a campanha “É Só um Minutinho”, como intuito de conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência e idosos.

    No dia seguinte, sexta-feira, 3 de dezembro, das 9h às 11h, no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), será ministrada, pelo Grupo ACTCON- Rede Educar Brasil, a palestra “TiX Letramento, uma (R)evolução na Educação da Pessoa com Deficiência”.

    A prefeitura destaca que todas as ações que incluem a participação de pessoas com e sem deficiência “buscam incentivar a adoção de itens de acessibilidade, como tradução em Braille, manifestação da sociedade civil, educação inclusiva e educação no trânsito, por exemplo”.

    “Além disso, estas atividades têm a preocupação em garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social, intensificando os laços de igualdade de direitos entre todos”, ressalta a prefeitura.